Pages

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

ARATUBA,VÍDEO; POVO PROTESTA E CÂMARA MUNICIPAL APROVA PROJETO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, setembro 22, 2021   Sem Comentários



A Câmara Municipal de Aratuba, no Maciço de Baturité, aprovou nessa terça-feira (21) mensagem da Prefeitura que

autoriza repasses a entidades do município, entre elas a Liga Aratubense de Desporto e Cultura (Ladec), para fomento de atividades esportivas.

No entanto, o projeto, de interesse de boa parte da população, só foi analisado pela Casa após manifestação popular que pressionou o Legislativo municipal, composto por sete vereadores de oposição ao prefeito Joerly Vitor (Republicanos) e dois aliados do chefe do Executivo. A matéria estava engavetada.

Em tramitação desde o dia 5 de agosto, o projeto destina R$ 50 mil à Ladec, para o fomento de eventos e competições desportivas, e R$ 18 mil à Associação Indígena Kanindé de Aratuba (AIKA), para o custeio de atividades comunitárias e melhoria de serviços na aldeia indígena, mas não vinha sendo incluído na pauta por decisão da presidente da Câmara, a vereadora Elky Barroso (DEM), que faz oposição ao prefeito.

A demora na apreciação da proposta irritou parte da população, sobretudo devido ao trecho que permitia a realização de atividades esportivas gratuitas em Aratuba. 

Na noite de terça, dezenas de interessados no projeto foram à Câmara fazer pressão pela votação da mensagem da Prefeitura, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Na segunda-feira, após ruídos da manifestação popular que se mobilizava para a sessão de semana se espalharem pelo município, o comando da Casa divulgou, pelas redes sociais, que o convênio seria colocado em pauta. No entanto, o protesto se manteve. 

TRAMITAÇÃO

Líder do prefeito na Câmara, o vereador Val do Cimar (Republicanos) disse que a Mesa Diretora vinha travando a tramitação do projeto, o que, segundo ele, gerou “revolta” na população. 

Esse projeto entrou na Câmara há aproximadamente 40 dias, e não tinham colocado em pauta. E tem sessão toda semana. A população começou a se manifestar, o pessoal do esporte, da zumba e outras atividades, começou a divulgar no final de semana que ia fazer um protesto para cobrar que fosse colocado em pauta
Val do Cimar (Republicanos)
Líder do governo

De acordo com o vereador, a divulgação da pauta nesta semana foi uma exceção à regra estabelecida na atual legislatura pela presidente da Casa, que, segundo ele, tem sido pouco transparente. Val afirma que até os vereadores têm tido dificuldades no acesso à pauta, e a situação acabou chegando à população de Aratuba. 

“De qualquer forma, foi ao Plenário, foi aprovado por unanimidade, mas mesmo assim o protesto continuou, porque já vem de lá pra cá se arrastando. Isso não é a primeira vez que acontece algum impasse, não pelos vereadores da oposição, que muitos lá votam, não criam impasse na hora de votar, mas precisa que a gestão da Câmara, no caso da presidente, coloque em pauta”, protesta. 

REGIMENTO 

Outros vereadores de Aratuba têm reclamado de desrespeito aos ritos legais da Casa, com a impossibilidade, por exemplo, de usar do tempo regimental para se pronunciar na tribuna, algumas vezes ocupada por pessoas que não são eleitoras do município, sem a autorização do Plenário, como manda o regimento.  

A reportagem procurou a presidente da Câmara, Elky Barroso, e o 1º secretário da Casa, Gerson Castelo, o Gersim (PSD), mas as ligações não foram atendidas. 

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee