Pages

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

ENEM;SEGUNDO O MEC,A ''MENOR ABSTENÇÃO DA HISTÓRIA'

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, novembro 11, 2019   Sem Comentários

Segundo o MEC, a abstenção do segundo dia foi de 27,19% nas provas de matemática e ciências da natureza. 'Esse foi, acho que dá para afirmar agora, o melhor Enem de todos os tempos', disse Weintraub.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou, no fim da tarde deste domingo (10), que houve divulgação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, mas, segundo ele, isso não configura vazamento porque aconteceu após o início das provas e não há prejuízo à sociedade.

"Não teve nada a ver com a estrutura em si", defendeu Weintraub. "Indivíduos desses 5 milhões de pessoas que fazem o Enem, estatisticamente irrelevantes, antes do final da prova, antes do adequado, se comportaram de maneira inadequada."

No segundo dia do Enem, pelo menos 371 candidatos foram eliminados, segundo afirmou Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "Certas situações vão ocorrendo e vão chegar para nós depois. Temos 371 casos confirmados de eliminação no segundo dia do Enem 2019. Esse número deve crescer porque ainda não temos todas as informações", afirmou ele.

Weintraub afirmou que o único caso em que ele considera um comportamento prejudicial à sociedade foi o de duas aplicadoras do exame no Ceará que, no domingo (3), tiraram e fizeram circular uma foto da prova de redação. Ele diz que as mulheres planejaram a ação previamente e classificou o comportamento de uma delas como "terrorismo".

"Não estou chamando de senhora, não estou chamando de cidadã, estou chamando de mulher, que tentou aterrorizar a sociedade brasileira. Uma pessoa vil", disse Weintraub, que afirma ter certeza da culpabilidade da aplicadora, e disse suspeitar que ela seja uma "militante".

Comportamento inadequado

Nos demais casos, ele afirma que eles configuram apenas "comportamento inadequado" e que não comprometeram em nada com o andamento do exame. Ele citou o exemplo de um vestibulando de medicina do Sudeste que, no fim do primeiro dia de provas, divulgou um vídeo das provas.

O ministro disse que o governo federal já registrou boletim de ocorrência sobre o caso. "Foi um garotão de 18 anos que, para o resto da vida, vai ter que se explicar por que foi sabotar o Enem naquele dia", afirmou ele. "É um trouxa, um babaca. Desculpa. É um bobo. Nós não devemos dar a publicidade a um idiota desse. Ele provavelmente ao longo da vida dele vai repetir todas as mediocridades."Ele também disse que "não foi um só, teve mais casos aí. A gente faz boletim de ocorrência".

Weintraub afirmou ainda que já identificou o caso da divulgação de um arquivo PDF com a íntegra da prova do segundo dia do Enem, mas não quis dar detalhes sobre onde isso ocorreu.

Ele ressaltou, ainda, que os servidores do Inep foram elogiados pela Polícia Federal pela velocidade com a qual os candidatos envolvidos em casos irregulares foram identificados.

Menor abstenção da história

Segundo ele, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 confirmou essa edição como a de menor abstenção de todos os tempos. No primeiro dia, no domingo passado (3), ele já havia comemorado a menor abstenção da história do exame. Naquele dia, 23,1% dos candidatos inscritos não estiveram presentes na prova.

Dos 5.095.388 inscritos confirmados, 3.709.809 estiveram presentes, ou seja 72,81%. Os ausentes foram 1.385.579, o que representa uma abstenção de 27,19%.

"Esse foi, acho que dá para afirmar agora, o melhor Enem de todos os tempos, tanto em execução, operação, logística e também quanto à formulação, porque a gente até agora não está vendo uma crítica técnica, embasada, quanto às provas", disse Weintraub.

Ele afirmou, ainda, que "o que existirá nos próximos anos" é um Enem "técnico, e não ideológico. Não vai precisar ficar mais buscando, nos manuais de esquerda, ou de direita, ideologias. O objetivo é que, para todos os brasileiros, seja uma seleção justa".G1


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee