Pages

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

NÃO HÁ MANCHAS CHEGANDO AO LITORAL DO NORDESTE SEGUNDO GOVERNO

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, outubro 28, 2019   Sem Comentários


Segundo relatório do Ibama atualizado na noite de ontem, 13 praias do litoral cearense apresentam vestígios de óleo.

Informativo do Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) aponta melhora na situação das praias nordestinas. De acordo com o GAA, formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), não foram encontrados indícios de novas manchas de óleo chegando ao litoral nordestino. A nota foi publicada na noite de ontem, 27.

As ações de limpeza continuam em andamento nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. No Ceará e nos demais estados do Nordeste, a situação é estável, permanecendo ações de monitoramento. De Acordo com João Paulo, presidente do Comitê de Emergência e do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (Imfla) de Icapuí, distante 205 quilômetros de Fortaleza, houve suspeita de aparição de petróleo cru na praia de Retiro Grande, mas foi descartada após verificação.

Na última semana, três praias do município apresentaram manchas e morte de peixes - Barreiras, Melancia de Baixo e Melancia do Alto. Em Fortim, a praia Pontal de Maceió também foi atingida pela substância tóxica. Em Aracati, o óleo foi encontrado em Canoa Quebrada e Cumbe.

No último sábado, 26, no entanto, mergulhadores fizeram uma vistoria em alto mar e não encontraram óleo em Canoa.

Em coletiva de imprensa, no sábado, a Marinha informou que litoral nordestino já não apresentavam óleo do vazamento, mas, apenas "pelotas" de petróleo no mar que poderiam ser recolhidas quando chegassem às praias.

Desde o começo do desastre ambiental, 249 locais foram afetados. Desses, 100 praias foram limpas e não apresentaram novos resíduos. Em outras 139 foram identificados vestígios inferior a 10%, e nas 10 restantes, manchas maiores estão sendo removidas. No total, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) contabiliza mais de 1 mil tonelada de resíduos oleosos retirados no litoral nordestino.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não há novas ocorrências registradas no estado do Ceará. Por outro lado, foram identificados 13 pontos com vestígios de óleo: Bitupitá, Lagoinha, Paracuru, Praia do Futuro, Sabiaguaba, Prainha, Barra Nova, Morro Branco, Pontal de Maceió, Cumbe, Quixaba, Barreiras. O órgão não observou piche na última revisita nos pontos: Lama, Malhada, Taíba, Caponga, Sucatinga, Majorlândia.OPOVO



Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee