Pages

domingo, 9 de dezembro de 2018

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE; GRUPO PROPÕE REVOGAR DEZ DECRETOS

Por ipuemfoco   Postado  domingo, dezembro 09, 2018   Sem Comentários


O grupo da transição responsável pela área ambiental sugeriu, após finalizar seus trabalhos na quarta-feira, a revogação de mais de dez decretos que hoje estão em vigor tratando de licenciamento ambiental e multas por crimes ambientais. 

O chefe do Grupo de Trabalho, o pesquisador Evaristo Miranda (chefe da Embrapa Territorial), aponta que não há regras claras no combate ao crime ambiental, e, no fim das contas, o fiscal acaba decidindo aleatoriamente o grau de punição ao infrator.

— Tem que ter unidade, as coisas não podem ser desse jeito. Os critérios têm que ser claros. Hoje o cara é multado e o fiscal é que define o valor. Falta ter uma doutrina clara para orientar os agentes. Hoje tem fiscal que multa de helicóptero. Sobrevoa uma área desmatada e multa. Sem saber qual é a defesa do cara lá em baixo — diz Miranda.

Além da revogação de decretos, o grupo também sugere a retirada de dez departamentos da atual estrutura do Ministério do Meio Ambiente e a criação de uma nova secretaria para tratar do licenciamento ambiental de obras prioritárias do governo. 

A Secretaria de Licenciamento Estratégico teria funcionários do Ibama, mas não ficaria ligada ao Meio Ambiente. Provavelmente, segundo eles, ficaria vinculada à Presidência da República.

O grupo de trabalho comandado por Evaristo Miranda contou com 15 pessoas, e uma delas pode acabar sendo nomeada para o posto de ministro.

Fusão de Ibama e ICMBio

Eles encerraram os trabalhos nesta quarta-feira, dia 5, depois de elaborarem um mapa da estrutura do Ministério do Meio Ambiente. Eles propuseram ações estratégicas, táticas e operacionais. Além da junção do Ibama com ICMBio (que pode até ganhar outro nome), o Serviço Florestal Brasileiro deve ir para o Ministério da Agricultura.

Mas, segundo a proposta, o Ministério do Meio Ambiente não vai apenas perder funções: o licenciamento da pesca deve ir para a pasta.

Gastos de helicópteros

Uma área que deverá ser foco de um pente fino são os gastos com helicópteros. Segundo Miranda, o Ibama gasta R$ 3 milhões por ano com aluguel de helicóptero. Para ele, que foi convidado para assumir o Ministério do Meio Ambiente, mas recusou, o presidente eleito Jair Bolsonaro tem tido muita humildade, e está demorando tanto para definir o nome do futuro ministro por ter compreendido que a área ambiental é altamente complexa.

— O presidente se deu conta de que é uma área extremamente complexa e está sendo muito cuidadoso na escolha do nome — disse.
Fonte: O Globo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee