Pages

sábado, 31 de março de 2018

SEMANA SANTA;A DIFERENÇA ENTRE CATÓLICOS E PROTESTANTE

Por ipuemfoco   Postado  sábado, março 31, 2018   Sem Comentários


No período do ano que antecede o domingo de Páscoa é lembrado, por aproximadamente 2 bilhões de cristãos do mundo, a morte e ressurreição de Jesus Cristo. 

Toda a fé cristã realiza atos em memória de Cristo, mas no período da Semana Santa existem algumas diferenças nas celebrações de católicos e protestantes.

Segundo a Bíblia Sagrada, na semana que antecedeu a Páscoa dos judeus, período em que os israelitas relembravam a partida do Egito, Jesus fez uma entrada triunfal em Jerusalém. No calendário católico, o evento descrito pelo livro sagrado é chamado de Domingo de Ramos.

Na Quinta-Feira Santa, é relembrado o dia em que Jesus fez a última ceia com os discípulos. Para os católicos, existe a celebração da missa do lava-pés, que busca refazer a atitude de Cristo descrita na Bíblia, quando ele lava os pés dos seus discípulos antes de ser preso, torturado e crucificado na Sexta-Feira Santa.

No domingo de Páscoa, é celebrado por cristãos a ressurreição de Jesus Cristo, que após três dias reviveu e, segundo a Bíblia, subiu ao céu após aparecer aos seus discípulos.

Segundo o reitor do Seminário e Instituto Bíblico Maranata (Sibima), na Páscoa existe uma grande simbologia. "O cordeiro, descrito no livro do Êxodo, morto em sacrifício para salvar o povo israelita da praga, se tornou homem: o cordeiro Jesus, que inocente morreu no lugar do culpado", explica.

Cada tradição religiosa segue uma doutrina e ritos diferentes. Sendo assim, católicos e protestantes celebram a data de formas distintas. Confira algumas diferenças na Semana Santa de católicos e protestantes.
 
(Foto: Divulgação / Paróquia Cristo Rei)
 Católicos

Durante todos os dias da Semana Santa, há missas para os católicos. Desde o domingo com a Missa de Ramos, e finalizando no domingo de Páscoa. Na paróquia Cristo Rei, na rua Nogueira Acioli, Aldeota, a programação ainda previa para essa quinta-feira as celebrações do tríduo pascal, no dia seguinte é realizada a via sacra nas ruas do Centro e Aldeota, saindo da Capela das Irmãs Missionárias. 

"Na paróquia Cristo Rei há missas durante toda semana, cada dia uma celebração", informa o pároco padre Resende (S.J.).

Ainda na Sexta-Feira Santa, as igrejas celebram a paixão de Cristo, com o rito de adoração da cruz. Em seguida, a procissão do Senhor morto, em que todos os fieis acompanham vestidos de preto. A tradição é secular da Igreja Católica.

No sábado, último dia da Quaresma, é o dia de silêncio para os católicos e ocorre a Vigília Pascal. Na missa do dia, é realizada a chamada Benção do Fogo Santo. É comum, nesse momento, o batismo de crianças ou jovens. 

O silêncio do dia e o marco do fim oficial da Quaresma se dá pelo canto do Glória, que simboliza a ressurreição de Jesus. No domingo de Páscoa, acontecem missas em diversos horários do dia.

Evangélicos

(Ascensão de Jesus ao Paraíso. John Singleton Copley, 1775)
Em relação às principais diferenças entre as doutrinas da Igreja Católica e a protestante, está na desobrigação de evangélicos celebrarem a Semana Santa do Domingo de Ramos à Sexta-Feira Santa. A data lembrada e celebrada é a Páscoa.

Para os evangélicos, a principal forma de recordar o sacrifício de Cristo é por meio da realização da ceia, assim como Jesus Cristo fez com os seus discípulos antes de ser preso e crucificado.

Há igrejas que têm a Santa Ceia de Cristo todos os meses, como é o caso da Assembleia de Deus - Ministério Templo Central. O pastor auxiliar da congregação, Isaac Sampaio, explica que a morte de Cristo é celebrada porque significa a remissão dos pecados dos homens. 

"Na realidade, celebramos a morte de Cristo todos os meses, como falou o apóstolo Paulo, que recomendava que nos reuníssemos para comer e beber o corpo e o sangue de Jesus, até que ele volte".

Apesar de a Assembleia de Deus não realizar a ceia no Domingo de Páscoa, o pastor não nega a representatividade da data. Na sua igreja, os cultos de Santa Ceia são realizados nas primeiras segundas-feiras de todos os meses.

"É o melhor culto do mês, pois Deus deu o seu melhor, Jesus, para que tivéssemos vida", diz.SAMUEL PIMENTEL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee