Pages

sábado, 9 de dezembro de 2017

E DE EUNÍCIO E L DE LULA

Por ipuemfoco   Postado  sábado, dezembro 09, 2017   Sem Comentários

O presidente do Senado pode ser muita coisa, mas não é kamikaze. Tem instinto de sobrevivência dos mais aguçados.
Na capa do O POVO de sábado passado, uma das mais significativas imagens políticas do Ceará neste ano — e do Brasil nos últimos tempos. Foi feita pela repórter fotográfica Tatiana Fortes, em Limoeiro do Norte. Em evento com o governador Camilo Santana (PT), o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) fez o L, de Lula, sobre o palanque. “Eu sou Lula”, confirmou ele.

Eunício é presidente do Congresso Nacional. Está entre as personalidades mais poderosas da política brasileira. No PMDB, está em função que só perde em importância para a de Michel Temer.

Pois, o segundo peemedebista mais poderoso do País, cacique no regime que ascendeu com a queda de Dilma Rousseff (PT), diz que apoia o pré-candidato petista.

Isso é muita coisa. Como entender o gesto? O primeiro passo é observar as pesquisas de opinião pública sobre o Nordeste. No Datafolha da semana passada, Lula lidera a pesquisa, com 37% em todo o País. 

No Nordeste, ele tem 58%. São 21 pontos percentuais a mais. Segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSC) tem 11%. Com carreira política na região, Ciro Gomes (PDT) tem 7% entre os nordestinos. Na pesquisa espontânea, Lula tem 29% no Nordeste. Ele lideraria com folga a pesquisa estimulada só com as intenções de voto da espontânea. É impressionante.

Então, Eunício sabe que um candidato majoritário terá dificuldades extras para ser bem-sucedido na região sem estar ao lado de Lula. O presidente do Senado pode ser muita coisa, mas não é kamikaze. Tem instinto de sobrevivência dos mais aguçados.

Mas, há outro passo para entender o gesto de Eunício em relação a Lula. É preciso olhar para a eleição em que o peemedebista virou senador, em 2010. Então presidente da República, o petista teve absoluto protagonismo nas definições.
Da Coluna Política, no O POVO deste sábado (9), pelo jornalista Érico Firmo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee