Pages

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

CIRO GOMES;PSDB NÃO É UM PARTIDO SÉRIO DESDE FERNANDO HENRIQUE

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, novembro 13, 2017   Sem Comentários



Ciro Gomes foi filiado de primeira hora do PSDB – em 1990, dois anos depois da fundação do partido, ele se elegeu governador do Ceará pela legenda. 
Nesta segunda (13), após uma palestra em São Paulo, o hoje pré-candidato à presidência pelo PDT criticou o partido, rival em potencial nas eleições de 2018.

“O PSDB já não é mais um partido sério desde o [governo] Fernando Henrique”,comentou, após participar de um debate na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), em São Paulo.

Ele respondia a uma pergunta a respeito da crise interna do PSDB, que se divide em relação ao apoio a Michel Temer. Na semana passada, as tensões no tucanato se acirraram quando Aécio Neves afastou Tasso Jereissati -antigo aliado de Ciro no Ceará- da presidência interina da legenda e nomeou o paulista Alberto Goldman.

“Isso aí é só um desdobramento da corrupção que o Fernando Henrique impôs à estrutura do PSDB”,afirmou o pedetista, em crítica à aliança do ex-presidente tucano com lideranças do PMDB em seu governo (1995-2002). “Renan Calheiros foi ministro da Justiça do Brasil, minha filha. Ninguém se lembra disso -eu não esqueço. Foi comandante em chefe da Polícia Federal. O Eliseu Quadrilha [em alusão a Eliseu Padilha, atual ministro-chefe da Casa Civil] era ministro dos Transportes.”

Tasso
Segundo o pedetista, “quem não quer ver isso é o Tasso, que e vota pela absolvição do Aécio num dia e, no dia seguinte, pede a renúncia. Estão pensando que estão enganando a quem?”.

Alianças
Trabalhando na costura de apoios para sua candidatura, Ciro tem repetido que se negará a tratar de alianças políticas com o PMDB: 

“É necessário, inadiável”. O pedetista contou que busca alianças em um “arco de esquerda democrática”, com a participação de políticos de centro. “Neste momento, nem eu nem ninguém tem a capacidade de responder a essa pergunta [quem serão seus aliados].” 

Ele comparou a pré-corrida presidencial a um treino de Fórmula 1, em que “cada carro está fazendo seu trecho sozinho, para conhecer o circuito” e, assim, conseguir “obter um bom lugar no grid de largada”. No entanto, o ex-governador do Ceará conta que tem conversado formalmente com PSB, PC do B e PT -em 2018, poderá dividir palanques com Lula em ao menos três Estados (Piauí, Ceará e Bahia).

Presidencial
No auditório da FAAP, o ex-governador disse, em inglês, que “precisa ser mais presidencial a partir de agora”, frase que tem repetido em suas aparições. O que ela significa? 

“Quer dizer que eu tô virando de cientista político, de um acadêmico e de um militante a quem se deve pedir um livre pensar para um candidato que não fala por si, fala por uma corrente de opinião, por um partido partido”, disse. 

E isso não muda. Não é outra cara. Apenas eu não posso mais ser estritamente aquilo que um acadêmico como eu pode ser, que fala o que quer, o que pensa, pouco importando se tem efeitos eleitorais.”

Marina
Ele afirma que a Folha de S.Paulo vem “repetidamente fraudando” uma declaração sua a respeito de Marina Silva e que o jornal “replicou uma informação de uma repórter do Estadão que não entendeu nada do que ouviu”. 

Após um evento com empresários da indústria no Rio, Ciro afirmou: “Não vejo ela [Marina] com energia, e o momento é muito de testosterona. Não elogio isso. É mau para o Brasil, mas é um momento muito agressivo e ela tem uma psicologia avessa a isso. Não sei, eu tô achando que ela não é candidata.” Nesta segunda (13), disse que, nesse episódio, censurava a agressividade do momento e elogiava Marina. 

“Eu não disse que o momento é de testosterona. Eu censuro o excesso de agressividade, de ódio, de testosterona -que, nesse sentido, obviamente, para quem não está de má fé, querendo difamar, como é o caso da Folha neste assunto, é uma coisa que não falei nada errado. Não tem nada de descontrole”, comentou.
Com informações da Folha

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee