Pages

sábado, 25 de novembro de 2017

CEARÁ;NOVA DELIMITAÇÃO DO SEMIÁRIDO INCLUI 10 MUNICÍPIOS

Por ipuemfoco   Postado  sábado, novembro 25, 2017   Sem Comentários


Com a mudança, as localidades poderão contar com apoio federal em diversas frentes que estimulam o desenvolvimento regional.

Mais 73 municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), dentre eles 10 do Ceará, foram incorporados à região do Semiárido brasileiro. A decisão se deu durante a XXII Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) realizada na sede do Banco do Nordeste (BNB), em Fortaleza.
A Sudene considerou os recursos interpostos por estados, assim como critérios de contiguidade de fronteira. Entre os estudos que embasaram a nova delimitação está o da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) que tiveram como base o percentual diário de déficit hídrico e o Regime de Aridez (RA). O levantamento técnico foi validado por um grupo de trabalho interministerial do Ministério da Integração e da Superintendência.

Dentre os estados beneficiados estão a Bahia (9 municípios), Ceará (10), Maranhão (2), Minas Gerais (6), Paraíba (24), Pernambuco (1) e Piauí (21). A nova configuração do território agora passa a ter 1.262 integrantes.

No Ceará foram incluídos: Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Guaiúba, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

Benefícios

Com estudo da Funceme aceito, as localidades poderão contar com apoio federal em diversas frentes que estimulam o desenvolvimento regional, entre elas o acesso a investimentos em condições mais favoráveis para geração de emprego e renda, além de apoio em ações emergenciais para convívio com a seca.

“Esse trabalho, além da importância técnica, tem grande importância social, pois foram incluídos na região semiárida municípios onde se concentram uma população bastante carente, que não pode ser abandonada pelas políticas governamentais que visam minimizar os impactos das secas recorrentes, da grande vulnerabilidade e degradação ambiental e da escassez hídrica e alimentar”, finalizou a supervisora do Núcleo de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (NURHA) da Funceme, Margareth Benício.
CNEWS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee