Pages

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A ASCENSÃO DE BOLSONARO TEM HAVER COM O LAMAÇAL

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, novembro 20, 2017   Sem Comentários


Sempre citado com algum desdém, Jair Bolsonaro foi enfim mencionado publicamente como um político a ser combatido por gente do quilate de Fernando Henrique Cardoso.


Correto. A tarefa é imediata. Não pelo sujeito ser “de direita” – falo disso no tópico seguinte -, mas por ser autoritário. Na mesma medida em que boa parte da esquerda o é, diga-se. 

Escrevendo, me vem à mente que é preciso colocar o nome do partido na sequência do nome do político. Uma regrinha básica do bom jornalismo. Mas, qual é o partido de Bolsonaro? Pois é. Não sei. Preciso pesquisar. 

Opa... é outro sintoma de que as coisas não vão nada bem. Temos um candidato a presidente da República, que aparece muito bem nas pesquisas, é parlamentar federal há mais de duas décadas e ninguém sabe de que partido o sujeito é. 

Ele é hoje do PSC, mas já foi filiado a um amontoado de insignificâncias partidárias, como o PDC, o PPR, o PPB e o PP. Não importa. Nem ele e nem ninguém liga para isso. Bolsonaro gosta de ser um outsider. É sempre o espaço ideal para proferir suas grosserias e nada construir. 

Mas Bolsonaro parece ter saído desse gueto. É a consequência da maior tragédia política que o Brasil República já viu germinar. Ao cooptar políticos e partidos com grana da corrupção com a máquina pública, Lula-lá e a nossa esquerda levaram a todos de roldão. O Jair em questão só por isso se sobressai. 

O imenso vácuo de credibilidade que se formou com o lamaçal tóxico descoberto pela Lava Jato se juntou à recessão, ao desemprego e à desesperança para formar o caldo político, econômico e social propício ao nome de Bolsonaro. Daí, passou a ser idolatrado por uma multidão de jovens incautos e, quase sempre, despreparados. 

BOLSONARO E AS ESQUERDAS 

Bolsonaro é de direita? Bom, durante décadas a fio o termo “direita” passou a ser relacionado com tudo o que mantivesse proximidade com a ditadura dos militares brasileiros, instalada em 1964. Se o sentido correto do termo fosse esse, de fato, o deputado seria de direita. O homem foi um aguerrido oficial apaixonado pelo que de pior os militares produziram no poder, como a tortura. 

Sempre muito influente, a esquerda trabalhou bem para caracterizar de direita tudo o que não fosse esquerda ou não concordasse com ela. É a teoria dos dois palanques. A esquerda e os outros. Os “outros” formam um balaio de gatos, alhos e bugalhos. Viúvas da ditadura, democratas cristãos, liberais e tudo o mais que faça oposição à esquerda. No fim das contas, são todos chamados de “elite”. 

Na verdade, Bolsonaro é um nacionalista de coturnos que, por isso, está muito mais próximo da esquerda que da direita. Basta ver seus votos na Câmara dos Deputados. Levantamento feito pelo blog “O Eírito das Leis”, assinado por Bruno Carazza, e abrigado pela Folha de S.Paulo, mostrou muito bem esse ponto. Vejam. 

“Não obstante o discurso liberal adotado recentemente, o pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSC) votou com o PT em temas econômicos durante o segundo mandato do governo Fernando Henrique Cardoso (1999-2002) e todo o governo Lula (2003-2010)”. 

“Compilando o texto das ementas dos projetos em que Bolsonaro e PT votaram igual entre 1999 e 2010, nota-se um predomínio de temas associados à Nova Matriz Econômica –visão intervencionista da economia levada a cabo pelo PT”. 

Mais: “Bolsonaro concordou com o PT nas votações de projetos que tratavam de concessões de benefícios para o setor privado, como incentivos tributários, parcelamentos de débitos, créditos orçamentários, fundos, financiamentos, subvenções etc. Uma pauta bem distante de políticas econômicas horizontais e não intervencionistas, portanto”. 

Ou seja, só se enxergam as diferenças quando está em pauta a agenda dos temas que se relacionam com o “politicamente correto”. Pois é.FÁBIO CAMPOS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee