Pages

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

RELATÓRIO;CEARÁ TEM 10 DAS 25 BARRAGENS DANIFICADAS NO PAÍS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, outubro 11, 2017   Sem Comentários

Relatório de Segurança da Agência Nacional da Água (ANA) foi feito um ano após o desastre da Samarco e divulgado somente agora.O Estado do Ceará tem 10 das 25 barragens

com estruturas comprometidas e que precisam de reparos para evitar possíveis acidentes. Elas estão listadas no Relatório de Segurança de Barragens 2016, da Agência Nacional de Águas (ANA). A catalogação foi divulgada após quase dois anos da ruptura da barragem de Samarco, em Mariana (MG), o maior desastre ambiental do País, que deixou 19 mortos.

Segundo o relatório, das 10 represas com danificações, sete são geridas pela Companhia de Gestão e Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), responsável pela água bruta do Estado. A barragem em situação mais degradada fica na cidade de Potengi, a 474,4 quilômetros de Fortaleza. Pau Preto é gerida pela prefeitura de Potengi e tem buracos, erosões, afundamentos e até árvores dentro dela.

De acordo com Bertier Peixoto, titular da Gerência de Segurança e Infraestrutura da Cogerh, as informações divulgadas no relatório da ANA foram repassadas diretamente pela Companhia. “Poucos estados fazem isso e o Ceará é pioneiro na arte da segurança de barragem”, garante. Na listagem da ANA, foram verificados problemas em 10 açudes públicos do Estado: Poço Verde (Itapipoca), Jaburu (Ubajara), Tijuquinha (Baturité), Trapíá (Pedra Branca), Cupim (Independência), São José 2 (Piquet Carneiro), São José 3, Facundo (Parambu), Valério (Autaneira) e Pau Preto (Potengi).


Ainda segundo o gerente, desde 1999, a Cogerh aplica duas vezes por ano dois checks lists para verificar a situação dos reservatórios: um antes e outro depois do período de chuvas. No fim de cada ano, ainda segundo Peixoto, é feito um relatório com a situação de cada uma das barragens. Ele diz que, no relatório, verificou-se que a situação das barragens do Ceará é de média ou baixa gravidade.

“Em muitas das barragens, o problema é por excesso de vegetação, portanto, de pouco ou quase nenhum risco”, aponta. Algumas anomalias, no entanto, são de média gravidade e a Cogerh abre uma licitação para contratar uma empresa, como foi o caso do açude Facundo, em Parambu. A licitação custou R$ 395 mil. No entanto, na maioria dos casos, como em Banabuiú e Piquet Carneiro, a anomalia é simples e basta o conserto de calhas e realização de drenagem. POVO Online

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee