Pages

domingo, 17 de setembro de 2017

CORRUPÇÃO ATINGE A QUASE TODOS OS MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  domingo, setembro 17, 2017   Sem Comentários


Informação divulgada na edição de o povo da quinta-feira (14), dando conta que uma estrutura de corrupção atingiu 93% dos municípios cearenses, mostra como esse

transtorno está entranhado na administração pública de todo o País. 

Em 171 dos 184 municípios cearenses foram encontradas irregularidades, reveladas a partir de levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU). 

Na ação, a Polícia Federal cumpriu 45 mandados judiciais, com 24 medidas de busca e apreensão, 12 conduções coercitivas e nove prisões temporárias.

Cálculos apontam desvio de R$ 380 milhões entre os anos 2002 e 2013 em fraudes praticadas por 68 empresas de fachada, que eram usadas em forma de rodízio para vencer licitações viciadas. 


Os recursos obtidos fraudulentamente eram desperdiçados em obras superfaturadas ou que nem mesmo chegavam a ser construídas e também em outras rubricas. A operação recebeu o nome de Fraternidade, pois as empresas utilizadas na fraude eram controladas por três irmãos.

Um mal em si mesmo, a prática da corrupção torna-se ainda mais escandalosa quando se verifica que recursos eram subtraídos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais (Fundeb). 


Ou seja, ao mesmo tempo, os criminosos assaltavam a merenda das crianças; prejudicavam a sua ida à escola (em muitas cidades do Interior, o transporte de alunos é absolutamente precário, pondo em risco da vida dos estudantes) e, ainda, sonegavam dos professores a possibilidade de se aperfeiçoarem. 

Assim, pode-se dizer que tais administradores públicos, secundados por empresários inescrupulosos, literalmente, roubavam o futuro dos jovens, condenando também suas cidades ao subdesenvolvimento.

Devido ao sigilo da investigação não foram divulgados quais são os municípios investigados. Porém, comprovada a fraude, será relevante que se divulgue o nome dos municípios e dos administradores públicos e dos empresários responsáveis pelos malfeitos. 


E, mais do que isso, fazer com que respondam pelo crime, recebendo a pena correspondente ao mal que praticaram.Editorial do O POVO deste sábado (16/ELIOMARDELIMA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee