Pages

sábado, 3 de dezembro de 2016

PREFEITO ELEITO,EMPRESÁRIOS E,BANCÁRIOS SÃO ALVOS DA POLÍCIA FEDERAL

Por ipuemfoco   Postado  sábado, dezembro 03, 2016   Sem Comentários


O prefeito eleito de Morada Nova, Wanderley Nogueira (PT), e outras seis pessoas, entre bancários e empresários, foram indiciados pela Polícia Federal (PF) por crimes contra o sistema financeiro durante a Operação Default, deflagrada na manhã de ontem. 

Segundo o delegado Cláudio Carvalho,coordenador da operação, o grupo teria causado um prejuízo de aproximadamente R$ 41 milhões ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio de empréstimos e financiamentos fraudulentos.

Após intimação, todos prestaram depoimento, ontem, na sede da PF, no Bairro de Fátima.Não há mandado de prisão para os suspeitos.Conforme o delegado Carvalho, entre 2009 e 2010, Wanderley efetuou empréstimos junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), de forma irregular, para o financiamento de maquinário pesado. Os valores, porém, nunca foram pagos ao BNB.

“Essa organização criminosa se instalou nas estruturas de poder do BNB e financiamentos foram conseguidos para empresas que não tinham capacidade econômico-financeira para tanto”, disse o delegado, em entrevista coletiva. Carvalho ressaltou que os procedimentos burlaram normas internas do BNB e que o grupo agiu de modo premeditado, com o intuito de “lesar o erário público federal”, com a ajuda de funcionários do banco, incluindo pessoas que ocupavam cargos de direção na entidade à época.

Esquema

Os benefícios foram concedidos a três empresas situadas em Limoeiro do Norte: a Wander Nogueira Serviço de Terraplanagem LTDA, a JV Nogueira Combustível, e a Wander Motor Center Peças e Serviço de Moto LTDA. Todas pertenceriam a Wanderley. “Os recursos serviram para a compra do maquinário, mas as empresas que obtiveram o financiamento entraram em inatividade, enquanto novas empresas, com outros nomes, foram abertas e estão operando com as máquinas”, detalhou.

Carvalho disse ainda que as novas empresas participam e venceram diversas licitações, no Ceará e até mesmo no Tocantins. Porém, não há suspeita de fraude nos certames. “O que há é ilicitude na origem de compra das máquinas. A obtenção dos recursos foi resultado de uma fraude. E o objetivo da operação não é só a repercussão no âmbito penal, da punição, mas também o ressarcimento ao erário público”, completou.

Pelo menos 28 medidas cautelares, como busca e apreensão e intimação, foram cumpridas, na Capital e nos municípios de Limoeiro do Norte (terra natal deWanderley), Morada Nova e Tabuleiro do Norte, além de Mossoró (RN), onde atualmente trabalha um funcionário do BNB investigado.

O material apreendido passará por análise e somente após a conclusão dos trabalhos os próximos passos da investigação serão adotados.Por meio de nota, o BNB informou que “instaurou, na época dos eventos, sindicância e processo administrativo para apuração das responsabilidades funcionais, ambos já concluídos, e as operações encontram-se em processo de cobrança judicial”.

Procurado pelo O POVO, Wanderley negou “veementemente” as acusações. Por meio de nota, afirmou que os empréstimos foram contraídos “dentro dos requisitos necessários”, que a empresa Wander Nogueira continua “operando regularmente” e que as garantias ofertadas para a obtenção dos financiamentos foram “devidamente avaliadas dentro dos indicadores do mercado imobiliário, devendo ser considerada a enorme evolução dos valores no mercado imobiliário”.


Saiba mais
Segundo o delegado Cláudio Carvalho, o nome da operação, deflagrada na manhã de ontem, remete ao esquema de empréstimos fraudulentos. Na linguagem financeira, default é sinônimo de calote. As investigações tiveram início em outubro de 2014, após uma notícia-crime apresentada ao BNB, anonimamente. Uma auditoria foi realizada pelo BNB, quando elementos da materialidade dos delitos foram encontradas, e a PF foi acionada.

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de intimação,cinco mandados de sequestro de bens. Imóveis e veículos foram indisponibilizados. Foram apreendidas 49 máquinas pesadas, 38 caminhões, documentos e equipamentos eletrônicos. Os mandados foram expedidos pelo titular da 15ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Limoeiro do Norte, juiz André Vieira de Lima.Participam da operação 57 policiais federais.
Thiago Paiva/opovo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee