Pages

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

NOVA RUSSAS; PROIBIDO NOMEAÇÃO DE FICHA SUJA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, dezembro 07, 2016   Sem Comentários

Caminhando na direção da probidade administrativa e das boas práticas gerenciais, o município de Nova Russas tem
em seu ordenamento próprio uma Lei que regula a nomeação de Secretários, Cargos Comissionados ou de Funções Gratificadas no âmbito do Executivo e Legislativo local. 

A Lei 850/12 é um mecanismo jurídico na esfera municipal apelidada de "Ficha Suja Municipal", que tem o propósito de regular as gestões da Câmara e da Prefeitura em não nomear "Ficha Suja", ou seja, aqueles que já passaram pela Administração Pública e não tiveram sua conduta gerencial condizente com as boas práticas da Administração Pública.

É passível de CRIME de Responsabilidade Administrativa o Gestor que nomear Ficha Suja, tendo em vista que o referido
ordenamento se funda em pesadas sanções para a desobediência da referida Lei. E visto o Art 7º da referida Lei, trata quem tem direito a denunciar:
                                                    

 Art. 7º - As denúncias de descumprimento da presente Lei poderão ser formuladas por qualquer pessoa, por escrito ou verbalmente, caso em que deverão ser reduzidas a termo, sendo vedado, todavia, o anonimato.

§ 1º - A denúncia deverá ser processada mesmo se vier desacompanhada de prova ou indicação da forma como obtê-la, não podendo ser desconsiderada em qualquer hipótese, salvo quando demonstrada de plano sua inveracidade, ou quando de má-fé o denunciante;

§ 2º - Encaminhada a denúncia para funcionário incompetente para conhecê-la, esta será imediatamente enviada para a autoridade competente, sob pena de responsabilidade;

§ 3º - A Autoridade que tomar às providências cabíveis, ou, de qualquer forma, frustar a aplicação das disposições da presente lei, responderão pelo ato na forma da legislação municipal.

Em termos gerais a Lei da Ficha Suja Municipal tem o propósito de vedar a nomeação indivíduos que tenham praticados diversos delitos, Sendo que citaremos abaixo um exemplo de proibição no trecho do Art 2º da referida Lei:

                                            VII – Os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito ) anos seguintes, contados a partir da data de decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição;

Em Nova Russas, a PROIBIÇÃO de nomear  FICHA SUJA é LEI... 

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee