Pages

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

TASSO;''UM IMPEACHMENT DE DILMA É IMPROVÁVEL''

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, janeiro 18, 2016   Sem Comentários


Embora acredite que Dilma não será afastada, Tasso prevê três anos de agravamento do quadro político.
Em tom monocórdio, Tasso Jereissati, 67 anos, traça um painel desanimador do atual cenário político. O senador descrê de que a presidente Dilma Rousseff (PT) será impedida, seja em votação no Congresso, seja em processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por outro lado, o tucano desacredita que a petista conseguirá recompor sua base de apoio parlamentar e sobreviver até 2018. Tasso desconfia ainda de que recuperação da economia, hoje corroída por quadro recessivo, tampouco será alcançada até o fim do mandato de Dilma, daqui a três anos.

E, finalmente, está convencido de que o “gesto de nobreza” sugerido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) – o da renúncia – não está nos planos da mandatária do País. Em entrevista ao O POVO, o empresário e ex-governador do Estado do Ceará assegura que há cinco desfechos possíveis para a crise – todos improváveis.


Sobre impeachment,O senhor acredita que vai haver?

Essa é uma resposta muito difícil. Outro dia ouvi uma definição de alguém que disse o seguinte: nós temos cinco hipóteses do que vai acontecer – todas elas improváveis. É o que nós estamos vivendo. Acho que nós vamos ter um 2016 dificílimo, do ponto de vista da economia. Não sei até que ponto vai essa dificuldade. Provavelmente, nós devemos cair, nesse ano que terminou, acima 3% de PIB, e qualquer ponto que a gente caia em 2016 é muito mais grave do que o que nós caímos em 2015 porque já é sobre uma renda per capita ultradeprimida. Então, se cair um ponto, é mais forte do que foi em relação a 2014. O que pode levar a uma crise sem precedentes na nossa história recente.

Ao mesmo tempo, você vê isso e vê uma presidente sem a credibilidade necessária pelos agentes econômicos, sem o apoio da população, que está revoltada hoje e vai estar mais revoltada amanhã, e sem um projeto, sem governo. Fala-se muito em crise. Vou dizer o que vivi no Senado neste ano. A maior crise política é um governo sem base política. Todas as crises foram geradas pela base do governo. Nós não representamos 20% do Senado.

Nós não temos maioria para derrotar nada no Senado. Absolutamente nada. Nem pra ganhar nada. Quem derruba, ou vai derrubar ou votar, é a base do governo. Mais grave ainda: boa parte é do partido do governo. O PT foi a maior oposição ao ministro do governo (ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, que foi substituído por Nelson Barbosa, ex-ministro do Planejamento).

Não vamos discutir o mérito, mas é ministro do governo. Não existe, numa democracia republicana representativa, um governo presidencialista sem partido político que lhe dê apoio, nem o seu próprio. Um governo que não tem partido nem apoio do seu partido: a base da crise é toda essa. Qual é a perspectiva? O governo vai ter apoio do partido e da base neste ano? A gente já está vendo aí com o ministro novo, o Barbosa, atrito com o presidente do PT (Rui Falcão). Isso não é existe. A presidente não tem nada que oferecer a nós e ao país. A presidente não vai ser impedida. Mas vai fazer o que com o governo, se ela não tem uma base? Conseguir ficar três anos assim é improvável.

Um impeachment também é improvável. Porque, na hora da luta pelo poder mesmo, e aí existe muito fisiologismo e clientelismo, ela (Dilma) tem maioria. Não existe maioria parlamentar para derrubá-la. Não sei nem dos aspectos jurídicos, porque não sou advogado e existem prós e contras. Mas, que ela está perdendo as condições de governar, está. 

A hipótese da cassação pelo Tribunal Eleitoral (TSE) é outra. Pelo que sei e pelas análises, não parece uma saída provável. Renúncia é improvável. A outra (possibilidade) é recuperar o seu partido através de uma reviravolta e de uma liderança para que possa conseguir dar uma luz para todos. Também isso é improvável.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee