Em 2015, 78% das queixas de consumidores feitas no Decon Ceará tiveram uma resolução satisfatória ao cliente, segundo balanço do órgão divulgado nesta quinta-feira (28).
As empresas de comunicação telefônica seguem na liderança com o maior número de reclamações no estado. Das 8.071 queixas registradas no Decon Ceará em 2015, 3.906 (48%) são contra as telefônicas. Em 2014, as empresas do mesmo setor também foram líderes de reclamação.
Em seguida, no ranking dos setores mais questionados, aparecem serviços financeiros (2.513 queixas) e produtos de telefonia e informática (870). A empresa com maior índice de resolutividade foi a GVT, que recebeu 239 reclamações no Ceará em 2015 e chegou a uma solução em 91% dos casos.
'CAMPEÃS' DE RECLAMAÇÕES NO CEARÁ
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Empresa | Nº de reclamações | Taxa de resolução |
Oi fixo | 1.211 | 81,77% |
Oi celular | 634 | 82,63% |
Tim | 555 | 78,42% |
Caixa | 508 | 73,53% |
Claro Celular | 256 | 86,31% |
Vivo Telefônica | 247 | 87,44% |
GVT | 239 | 91,74% |
Banco do Brasil | 222 | 78,50% |
Itaú Card | 205 | 85,63% |
Sky | 82 | 84,24% |
Perfil do denunciante
A pesquisa mostra ainda que a maior parte das reclamações são feitas por homens (60%) com faixa etária entre 21 e 30 anos (35%). Pessoas com idade entre 31 e 40 anos são responsáveis por 31% das denúncias feita no Decon no Ceará em 2015.
Para denunciar
O consumidor que tiver uma reclamação sobre determinado serviço ou produto oferecido por uma empresa deve se cadastrar no site do consumidor para fazer a reclamação. Ao aceitar os termos, o usuário poderá selecionar para qual empresa quer encaminhar a reclamação a partir da lista das que se cadastraram no site.
Para se cadastrar, a empresa precisa aceitar compromissos como a obrigação de conhecer, analisar e investir esforços na resolução dos problemas relatados pelo consumidor.
O site que recebebe queixas do consumidor foi criado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) para solucionar conflitos de consumo. Ele permite o diálogo direto e efetivo entre consumidores e fornecedores. No Ceará, a página é administrado pelo Decon.G1
A pesquisa mostra ainda que a maior parte das reclamações são feitas por homens (60%) com faixa etária entre 21 e 30 anos (35%). Pessoas com idade entre 31 e 40 anos são responsáveis por 31% das denúncias feita no Decon no Ceará em 2015.
Para denunciar
O consumidor que tiver uma reclamação sobre determinado serviço ou produto oferecido por uma empresa deve se cadastrar no site do consumidor para fazer a reclamação. Ao aceitar os termos, o usuário poderá selecionar para qual empresa quer encaminhar a reclamação a partir da lista das que se cadastraram no site.
Para se cadastrar, a empresa precisa aceitar compromissos como a obrigação de conhecer, analisar e investir esforços na resolução dos problemas relatados pelo consumidor.
O site que recebebe queixas do consumidor foi criado pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) para solucionar conflitos de consumo. Ele permite o diálogo direto e efetivo entre consumidores e fornecedores. No Ceará, a página é administrado pelo Decon.G1
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