Pages

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

VATICANO TEM MÁ GESTÃO E FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, novembro 05, 2015   Sem Comentários

Dois novos livros de jornalistas italianos mostram um Vaticano assolado pela má gestão, a ganância, o nepotismo
e a corrupção, e onde o papa Francisco ainda enfrenta forte resistência da velha guarda à sua agenda de reformas. 

Os livros Mercadores no Templo, de Gianluigi Nuzzi, e Avareza, de Emiliano Fittipaldi, serão lançados na Itália nesta quinta-feira e já foram condenados pelo Vaticano.

A Santa Sé disse na segunda-feira que os livros "geram interpretações confusas, parciais e tendenciosas", em um comunicado em que anunciou a prisão de dois membros de uma comissão que o papa tinha criado para estudar reformas financeiras. Os dois, incluindo um clérigo de alto escalão, foram detidos por suspeita de vazamento de documentos confidenciais aos autores dos livros.

Um dos destaques do livro de Nuzzi é a transcrição de uma gravação do papa Francisco em uma reunião em julho de 2013 - quatro meses após sua eleição -, na qual ele reclama com altos oficiais do Vaticano sobre a falta de transparência nas finanças. 

"Temos que esclarecer melhor as finanças da Santa Sé e torná-las mais transparentes", disse ele, segundo a transcrição da gravação citada no livro, que o autor diz ter sido feita secretamente por alguém na sala.

"Cla-re-za. Isso é o que é feito nas empresas mais humildes, e temos de fazer também", diz o papa, acrescentando que "não é exagero dizer que a maioria de nossos custos estão fora de controle", segundo o livro.

Nuzzi ficou conhecido em 2012 com o livro Sua Santidade, escrito em grande parte com base em documentos vazados pelo mordomo do papa Bento XVI, Paolo Gabriele, que roubou o material da mesa do pontífice. Esse escândalo, que levou à detenção e prisão do mordomo, ficou conhecido como "Vatileaks" e acredita-se que o alvoroço que causou tenha, em parte, motivado a decisão do papa Bento de renunciar no ano seguinte.VEJA/ REUTERS

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee