Pages

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

FUNCEME;PREVISÃO DE CHUVAS PARA O CEARÁ ATÉ FEVEREIRO É PEQUENA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, novembro 20, 2015   Sem Comentários


A previsão de chuvas para os próximos três meses no Ceará está abaixo da média. É o que diz a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que divulgou,
nesta sexta-feira, 20, o prognóstico para o próximo semestre. Pode haver escassez de precipitações devido ao El Niño mais intenso desde 1997/1998.


Para os meses de dezembro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016, a previsão aponta 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará. As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%.

De acordo com especialistas, o Oceano Pacífico Equatorial apresenta uma anomalia elevada de aquecimento, o que poderia trazer consequências negativas para o Nordeste do Brasil, como a escassez de precipitações.

O meteorologista Leandro Valente explica que o trimestre em questão engloba os meses de pré-estação chuvosa - dezembro e janeiro. "Os sistemas que normalmente atuam nessa época são de menor previsibilidade, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, Cavados e a influência de Sistemas Frontais", esclarece.

Além do modelo atmosférico da Funceme, instituições nacionais e internacionais também apontam probabilidade de precipitações abaixo da média para o Ceará no período.

Para entender

A categoria abaixo da média histórica para o trimestre no Estado corresponde a chuvas de 0 a 203,6 mm. Precipitações de 203,7 a 312,7 mm são consideradas em torno da média e, se chover 312,8 mm ou mais, a categoria é acima da média.

A Funceme divulga o principal prognóstico de chuvas em janeiro, pouco antes do início da quadra chuvosa no Ceará. No período, as condições termodinâmicas do Pacífico e do Atlântico são analisadas.O POVO Online

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee