Pages

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

DE FESTEIRA A MULHER BOMBA;QUEM ERA HASNA AITBOULAHCEM

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, novembro 20, 2015   Sem Comentários


Acredita-se que Hasna Aitboulahcen, de 26 anos, seja a pessoa que se explodiu durante o cerco policial na quarta-feira a um apartamento em Saint-Denis, ao norte de Paris.


A operação da polícia tinha como alvo Abdelhamid Abaaoud, principal suspeito de planejar os atentados da semana passada na capital francesa. Autoridades francesas confirmaram que Abaaoud morreu durante a ofensiva, que envolveu uso de granadas pelos dois lados e mais de 5 mil tiros disparados.

As circunstâncias ainda não estão plenamente esclarecidas: nesta sexta-feira, foi ventilada na imprensa francesa a hipótese de que a pessoa que se autoexplodiu tenha sido um homem, e não Hasna. Mas a informação não foi confirmada oficialmente.

Nascida em 1989 em Clichy-la-Garenne, subúrbio de Paris, Hasna era filha de pais marroquinos, que migraram para a França em 1973. A BBC conversou com duas mulheres que conheciam aquela que já está sendo chamada de "a primeira mulher-bomba da Europa".

Khemissa, que estudou e cresceu com ela, disse que a Hasna que conheceu "amava a vida", mas a descreveu como "vulnerável" e "frágil". "Ela era uma criança modelo."

"Não creio que ela tivesse intenção de ser uma mulher-bomba", disse. "Não acho que ela tenha planejado isso, deve ter sido uma coisa de última hora – ela foi influenciada."

A amiga sabia que Hasna já havia escrito no Facebook que tinha interesse em viajar para a Síria.

"Nós não acreditamos nela. Achamos que eram palavras sem sentido. Ninguém a levava a sério, ela era um pouco doida, um pouco mentirosa. Pensávamos que era para impressionar."

E ela era religiosa? "Talvez ela tenha passado por uma espécie de lavagem cerebral, ou tenha sido influenciada. Ela era uma pessoa fraca. Eles chegaram no momento certo, e encontraram a pessoa certa", afirma a amiga.

Dada a violência extrema dos ataques em Paris, sugestões que Hasna tenha sido uma vítima nessa história serão naturalmente encaradas com indignação.

Mas outra mulher que disse ter conhecido a mulher-bomba disse não acreditar que "ela era uma terrorista".

A mulher, que não quis revelar sua identidade, confirmou que Hasna havia passado parte da infância sob cuidados de diferentes pais adotivos. Afirmou que o pai dela abandonara sua mãe e irmãos. "A família tinha problemas."

Ela "teve uma infância triste", disse a conhecida. "Mas nunca teria imaginado que faria isso. Ela era muito sorridente e educada."

Jovem festeira

Relatos sobre Hasna publicados pela imprensa britânica descrevem a mulher como uma jovem hedonista, que usava roupas ocidentais, consumia álcool e frequentava casas noturnas. Segundo esses relatos, ela não tinha hábitos muçulmanos e só recentemente passou a demonstrar interesse por política e violência.

Khemissa, que disse ter frequentado aulas de dança com Hasna, disse que era bem avaliada.

"Creio que ela não estava em um estado normal", disse. "Acho que ela pode ter sido drogada. Ela pode ter tomado substâncias. Ela não estava em um estado normal, senão não teria feito aquilo."


A mãe de Hasna supostamente vive em um conjunto habitacional em Aulnay-sous-Bois, nos arredores de Paris. Policiais fortemente armados circulavam pelo local na quinta-feira, quando a reportagem da BBC ouvia as amigas de Hasna.

Durante as conversas, grupos numerosos de adolescentes e jovens desocupados circulavam nas imediações.

Alguns gritavam e zombavam dos policiais enquanto as forças se retiravam. Um policial saudou o grupo com um "V" de vitória com os dedos.

Situado a nordeste de Paris, o local tem problemas sociais profundos. A cidade foi ponto de violência durante as revoltas de 2005 na região de Paris
.PORTALTERRA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee