Pages

terça-feira, 3 de novembro de 2015

CID GOMES AVISARÁ A DILMA QUE CIRO É CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, novembro 03, 2015   Sem Comentários


O GLOBO publicou uma entrevista com o ex-ministro da Educação e ex-governador do Ceará Cid Gomes, em que diz que o governo se “acovardou” diante de Eduardo Cunha, volta a acusar o presidente da Câmara de “achaque” e diz que Lula institucionalizou o “loteamento” político. 

Aqui, com exclusividade para o Blog do Moreno, ele fala sobre a escolha do irmão, Ciro Gomes, como candidato da família à presidência em 2018, sobre suas perspectivas políticas e sobre a situação no PDT, o sexto partido ao qual se filiou.

Por que o candidato da família é Ciro, e não senhor?

O Ciro é o melhor da família. Eu sei dos meus potenciais e das minhas limitações e conheço os deles. O futuro de lideranças do Brasil está muito aberto e essa abertura favorece coisa nova. Eu teria alguma vantagem nesse ponto, mas, por outro lado, a militância e o conhecimento que ele tem permitirão que alguns dos conceitos atribuídos a ele possam ser revistos.

Pode-se esperar mudança no temperamento explosivo de Ciro?

Boa parte era ímpeto da juventude. Naturalmente, ele amadureceu nesse aspecto. Mas boa parte foi oportunismo da oposição. O que marcou Ciro na campanha em 2002? Uma entrevista que ele deu em Salvador e tomou as dores contra uma agressão ao ACM, chamou o cara de burro. Isso é pecado capital? Não é. A outra foi fruto de provocação de um repórter querendo subestimar o papel dele e superestimar o papel da atriz Patrícia Pillar e ele fez uma declaração pouco feliz de que o papel dela era dormir com ele. O que é politicamente correto? Falar da boca para fora ou dar espaço no governo para mulheres como ninguém até hoje deu?

Quais seus próximos passos na carreira política?

Vou militar, sem ser candidato. Deus me livre e me guarde de ir para a Câmara. Estou com 52 anos. Se Deus me der saúde, daqui a uns sete, onze anos, talvez seja candidato ao Senado, para encerrar a carreira.

O senhor está preparado para lidar com polêmicas como ter levado sua sogra em viagem oficial à Europa?

Temos os nossos defeitos e os nossos potenciais. Não foi tudo um mar de rosas. No caso da minha sogra, pedi desculpas. Embora no Brasil as coisas tomaram proporções tão diferentes que o que foi um escândalo aqui (no Ceará) não é nada frente ao que seria no cenário nacional.

Depois de tantas mudanças, o PDT será seu partido definitivo?

Não dá para não rir quando falo da vida partidária. A grande crítica que se faz à migração de partidos no Brasil é porque as mudanças se fazem em cima de fisiologismo. No nosso caso nunca foi por fisiologismo. Pelo meu gosto, cada vez que eu entrava, sempre desejei que fosse definitivo.

O PDT ter declarado independência e depois voltado para a base após trocar de ministério não o torna fisiológico?

Não vamos confundir as coisas. A política existe para se alçar ao poder e no poder se implementar aquilo que se acredita. Não pode transformar agora poder em coisa espúria. O que se tem que fazer é colocar gente boa no poder. Nunca foi rompimento com o governo. Como rompeu e Manoel Dias estava lá?

O PDT irá desembarcar do governo para lançar candidatura própria?

Hoje o que está em jogo é a preservação do mandato da Dilma. Apesar de todo carinho, estamos pensando não por ela, mas pela defesa de um princípio democrático. Não dá para pensar que popularidade baixa a solução é impeachment. O partido não tirou posição para daqui a dois anos, mas no curto prazo tem posição clara de defesa do mandato. 

Ainda quero falar com ela que fui para outro partido e defendo que o partido lance candidatura até 2018. Até lá, estamos dispostos a apoiar o governo. Quero dizer: “A senhora conte conosco até quando achar que seja do seu interesse”.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee