Pages

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CHACINA NO CEARÁ; PROMOTOR E QUATRO DELEGADOS INVESTIGARÃO POLICIAIS

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, novembro 19, 2015   Sem Comentários

A linha de investigação que aponta para a participação de policiais na chamada Chacina da Grande Messejana ganhou
ênfase. Na manhã de ontem, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Delci Teixeira, informou que o inquérito que apura o caso foi remetido à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), em função dos “indícios” de atuação de agentes de segurança na ação criminosa.

A partir de agora, a controladoria, que antes atuava de maneira preliminar, realizará as investigações de forma oficial. Força-tarefa formada por quatro delegados já foi designada para apurar a autoria dos 11 homicídios e pelo menos sete lesões corporais registrados.

Titular da CGD, Socorro França também solicitou apoio aos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco/MPCE), que deverão dar suporte às investigações.

“Como se entende que existem indícios da participação de policiais, embora nada esteja confirmado, vamos examinar a situação, a pedido da secretaria. Montamos esse grupo, que será coordenado pela nossa Delegacia de Assuntos Internos (DAI)”, disse a controladora.

Socorro França informou ainda que a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) continuará apurando o caso, de forma paralela, já que as outras duas linhas de investigação, que apontam para retaliação pela morte ou prisão de traficantes, ainda não foram totalmente descartadas.

A decisão de levar o inquérito à CGD foi anunciada por Delci Teixeira pouco antes de ele apresentar ontem, na Assembleia Legislativa (AL), as ações do Governo do Estado para a redução da violência no Ceará. Delci destacou que ainda não há comprovação da participação de policiais nos crimes, mas que existem “indicativos” que justificam o pedido de apuração à CGD, devido à autonomia do órgão.

“Se for confirmada, solicitaremos a prisão imediata de quem participou e também sua apresentação à Justiça, para que eles respondam, se é que realmente foram os policiais”, disse, ao definir a chacina como uma ação “criminosa, descabida e desmedida”.

Sete dias

A chacina da Grande Messejana, considerada a maior da história de Fortaleza, foi registrada há uma semana. Na ocasião, 11 homens foram executados a tiros, durante a madrugada. Entre as vítimas, três tinham passagem pela Polícia, todos por delitos considerados não violentos. Um dos jovens respondia pelo não pagamento de pensão alimentícia, outro por crime de trânsito (por dirigir se carteira de habilitação) e um terceiro era fichado por ameaça.

Efetivo das policiasDurante a sabatina, Delci Teixeira voltou a mencionar a possibilidade de haver concurso público para as policias Militar e Civil nos próximos três anos. A intenção é que 4.200 vagas sejam criadas na PM até 2018.

Contas do governo

O planejamento já foi apresentado ao governador Camilo Santana. A intenção é que o chefe do Executivo fique de “sobreaviso” para que, diante de alguma oportunidade, os editais sejam lançados. Não está garantido que todas as 4.200 vagas sejam preenchidas.

Intenção

Conforme Delci, a projeção é contratar 1.400 agentes em 2016, 1.400 em 2017 e mais 1.400 em 2018. 

Polícia Civil

Já a projeção de efetivo para a Polícia Civil — definida pelo secretário como o “grande gargalo” da Segurança, em razão do reduzido efetivo — ainda será discutida pela cúpula da SSPDS.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee