Pages

terça-feira, 14 de julho de 2015

BANHEIROS; UM ESCÂNDALO HÁ QUATRO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, julho 14, 2015   Sem Comentários


Há quatro anos, O POVO publicava reportagem do jornalista Bruno Cabral que começava a trazer à luz um dos mais
desavergonhados casos de corrupção da história recente do Estado: o escândalo dos banheiros. As vítimas primeiras eram populações pobres, que nem banheiro têm em casa. Além de tudo, uma crueldade.

O então presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Teodorico Menezes, está afastado da Corte, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde responde a processo. Dirigentes de entidades que receberam dinheiro público para construir banheiros e nunca realizaram as obras tinham ligações pessoais, profissionais ou políticas com ele.

Outro que responde no STJ é o filho de Teodorico, o ex-deputado estadual Téo Menezes, cuja campanha em 2010 recebeu doações de alguns dos dirigentes cujas entidades receberam verba e não executaram o trabalho previsto. O afastamento do então parlamentar da Assembleia Legislativa foi pedido, mas não foi acatado. No ano passado, não foi reeleito.

Secretário das Cidades que assinou os convênios nunca concretizados, Jurandir Santiago era presidente do Banco do Nordeste (BNB) quando o escândalo foi descoberto. Deixou o BNB meses após O POVO revelar o escândalo, depois que o Ministério Público encontrou indícios de que, conforme O POVO revelou também com exclusividade, teria recebido dinheiro que deveria ter ido para a construção de banheiros em Ipu.

O secretário das Cidades na época em que o escândalo dos banheiros estourou era Camilo Santana (PT). Não chegou a liberar recursos, mas autorizou a última prorrogação de prazo para os convênios. Meses antes de O POVO divulgar o caso, chegou a instaurar procedimento para investigar as irregularidades. Hoje, é governador do Ceará.

Mais triste de tudo é que o programa de construção de banheiros até hoje não tenha sido retomado. Mudanças foram anunciadas para evitar desvios. Mas não se tem notícia de que um banheiro sequer tenha sido construído. Enquanto isso, as famílias aguardam.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee