Pages

sexta-feira, 12 de junho de 2015

ZIKA;PRIMO DA DENGUE JÁ TEM CASOS CONFIRMADOS EM OITO ESTADOS

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, junho 12, 2015   Sem Comentários


Autoridades da saúde identificaram o vírus nos estados da BA, RN, SP, AL, PA, RR, RJ e MA. Pode ter entrado no País com turistas durante a Copa de 2014

Identificado no país há cerca de um mês, o zika vírus, novo “primo” da dengue, já soma casos confirmados em ao menos oito Estados, segundo o Ministério da Saúde e secretarias estaduais.

Até o dia 3 de junho, foram confirmados casos de zika vírus na Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Alagoas, Pará, Roraima e Rio de Janeiro. Na última quarta-feira, Maranhão também confirmou o primeiro registro da doença.

O ministério não informou o total de casos. Em contato com as secretarias estaduais, a reportagem identificou ao menos 34 registros já confirmados após exames.

O aumento rápido do número de casos indica que o zika, porém, já circulava no Brasil desde o ano passado, mas só agora passa a ser contabilizado entre os registros epidemiológicos. A suspeita é que o vírus tenha chegado ao país com turistas durante a Copa do Mundo.
“É uma doença que até então não era testada. No início, todo mundo ficou pensando que era uma dengue atípica”, diz a infectologista Sylvia Lemos Hinrichsen, do comitê de saúde do viajante da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).

Em nota, o ministério afirma que “está monitorando a circulação do vírus” e prepara um documento técnico com proposta de vigilância e orientações para todos os Estados e municípios.

O governo, no entanto, diz que não contabilizará mais casos por considerar a doença “benigna” - embora seja transmitida pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, a doença tem sintomas considerados mais leves e recuperação mais rápida, em até sete dias.

Descoberto pela primeira vez no mundo na Uganda no fim dos anos 1980, o zika vírus se caracteriza por manchas no corpo, coceira, febre baixa, além de dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. Pacientes podem apresentar vermelhidão nos olhos.

Apesar do recente aumento de casos, a expectativa é que a doença possa ter uma trégua nas próximas semanas devido à chegada do inverno, que torna o clima desfavorável ao mosquito transmissor -assim como ocorre com a dengue.

Boletim do Ministério da Saúde divulgado na última quarta aponta uma queda de 68% nos casos de dengue no mês de maio, em comparação a abril.

As recentes confirmações da nova doença deram origem a uma curiosidade: teriam alguns casos de zika sido confundidos com a dengue? “É possível. A grande dúvida é se temos muita dengue, dengue atípica ou zika”, afirma Hinrichsen.
(das agências de notícias)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee