Pages

quinta-feira, 4 de junho de 2015

PESQUISADORES ESTIMAM QUE 25% DO QUE É PUBLICADO NO TWITTER É FALSO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, junho 04, 2015   Sem Comentários

Estudo analisou cerca de 60 milhões de twítter por 96 dias em 2014

Cuidado com o que você lê no Twitter. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Georgia estimam que cerca de um quarto de todos os tuítes que são publicados na rede social de microblogging correspondem a conteúdos não verídicos.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores utilizaram técnicas de análise de dados para separar cerca de 1% dos tuítes publicados na rede social. Depois, eles filtraram as postagens para retirar o spam, e as classificaram por assuntos para que usuários reais do site colaborativo Mechanical Turk analisassem os tuítes para avaliar a sua acurácia.

Cerca de 60 milhões de tuítes foram avaliados por um período de 96 dias em 2014, referentes a mil notícias sobre grandes assuntos, e apenas um quarto deles se provaram confiáveis.

O maior hoax do ano passado na rede social, por exemplo, o "Zumbi do vírus Ebola", foi compartilhado milhões de vezes e alegava que as pessoas que morriam pela doença voltavam à vida.Os principais autores do estudo, os pesquisadores Tanushree Mitra e Eric Gilbert, criaram uma base de dados pública para que outros possam colaborar com o projeto.

— Atualmente, a propagação e a verificação operam em uma escala diferente. Entender a dinâmica de rumores e histórias falsas irá nos ajudar a reduzir esta distância para criarmos ferramentas que acelerem a verificação dos fatos — afirmou Iyad Rahwan, do laboratório de mídia do MIT.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee