Pages

quinta-feira, 30 de abril de 2015

MINISTRO DIZ QUE VIOLÊNCIA NO PARANÁ CONTRA PROFESSORES É CHOCANTE,MAS MEC NÃO PODE INTERFERIR

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, abril 30, 2015   Sem Comentários


O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, chamou de chocantes as cenas de violência contra os professores do Paraná, mas disse que o Ministério da Educação (MEC) não pode interferir no confronto entre docentes e o governo estadual.
"Os Estados são autônomos, cada um deles tem sua carreira, cada um deles tem sua política salarial e o ministério não está capacitado tecnicamente nem é autorizado legal e constitucionalmente para interferir nessa situação", afirmou o ministro em entrevista nesta quinta-feira (30).

Janine disse que a União não pode tomar o lugar de Estados ou municípios em negociações salariais por conta do pacto federativo.

Sobre a manifestação de quarta-feira (29) em Curitiba, em que mais de 200 pessoas saíram feridas após confronto com a Polícia Militar, o ministro considerou chocantes as cenas. "As cenas de ontem são chocantes, com professores feridos. A violência não tem valor educacional, ao contrário, a violência é o contrário da educação."

Janine rejeitou a possibilidade de participar da negociação entre professores e governo estadual, mas pediu para que haja negociação. "Agora nós apelamos para que as autoridades do Paraná negociem para que não haja mais greve".

Carreira docente federal

O ministro apontou ainda como desejável a criação de uma carreira docente federal, que defina diretrizes básicas para o plano de carreira, avanço na carreira e sistema de aposentadoria de todos os Estados e municípios.

"Temos hoje quase 5.600 diferentes carreiras entre Estados e municípios. Eu acho que será uma avanço quando conseguirmos isso, agora isso depende de demoradas negociações com 5.600 atores sentados à mesa. Isso tudo tem esse espírito da negociação de que estou falando. Assim como toda vez que existe um conflito entre governo e servidores, que não se recorra a violência. Violência nunca deve ser aceita, venha de quem vier", afirmou.

O estabelecimento de uma carreira docente para todas as redes municipais e estaduais é uma das metas do Plano Nacional de Educação, sancionado em 2014.

Atos contra mudança da previdência

Na última segunda-feira (27), os professores da rede estadual do Paraná entraram em greve contra um projeto de lei que altera a previdência dos servidores estaduais. A categoria armou acampamento em frente à Assembleia Legislativa em protesto na semana em que seria feita a votação do projeto de lei.

Na terça-feira (28), houve confronto entre policiais militares e os manifestantes. A PM, que cercou o prédio da Assembleia Legislativa, chegou a usar bombas de gás lacrimogênio e gás pimenta para dispersar o protesto.

A votação do PL que muda a previdência foi marcada para a última quarta-feira. Para garantir o cerco ao prédio da Assembleia, o governo do Paraná chegou a convocar tropas de outras cidades. Por volta das 15h, quando a sessão começou, começou um grave confronto entre professores e a Polícia Militar, que usou bombas de gás, balas de borracha e jatos de água na repressão do ato.

Segundo a prefeitura de Curitiba, mais de 200 pessoas ficaram feridas durante o ato.

O governo do estado, em nota, defendeu que as agressões partiram de manifestantes “estranhos ao movimento dos servidores estaduais”. Na versão do governo, teria havido “reitadas tentativas” de invasão à Assembleia Legislativa.

Apesar das cenas de guerra do lado de fora, os deputados federais do Paraná votaram e aprovaram o projeto de lei.

No início do ano, os profissionais da rede estadual de ensino já tinham feito greve por 29 dias contra projeto semelhante. Na época, eles chegaram a ocupar o plenário da Assembleia Legislativa.
Por Cristiane Capuchinho /IG

                            Resultado de imagem para PROFESSORES CONFRONTO COM A POLICIA PARANA

                            Resultado de imagem para PROFESSORES CONFRONTO COM A POLICIA PARANA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee