Pages

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

SEM CHUVAS;LAGOAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA CORREM O RISCO DE SECA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, fevereiro 11, 2015   Sem Comentários


Com a estiagem prolongada, a Lagoa do Banana, em Caucaia, e a Lagoa do Catu, em Aquiraz, são exemplos de lagos que estão sendo reduzidos. Operação da Cagece e
da Cogerh tentará bombear água para o Catu.

Se algumas pessoas aproveitam as lagoas para praticar atividades ou contemplar a beleza natural, outras as utilizam para abastecimento próprio de água. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) estima que o açude Castanhão seja capaz de garantir o fornecimento para a Região Metropolitana de Fortaleza. Apesar disso, o risco de que essas lagoas esgotem preocupa quem se beneficia delas.

Por estarem situadas em área litorânea do Estado, a Cogerh explica que a ocorrência de chuvas nas lagoas da RMF é maior, mesmo com a recente previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontando precipitações abaixo da média neste ano. Dessa forma, “as lagoas possuem um grande potencial de armazenamento de água”, informa a Cogerh.

Com a falta de chuvas, algumas lagoas da região já estão com níveis muito baixos, como é o caso da Lagoa do Catu, em Aquiraz. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), ela abastece residências do Aquiraz e do distrito de Tapera com água que provém do açude Catu Cinzento, atualmente com 7,6% da sua capacidade total.

Ainda de acordo com a Cagece, o açude, entretanto, deixou de alimentar a Lagoa do Catu “devido ao baixo nível que apresenta”. Contatada pelo O POVO há duas semanas, a Cagece informou que, até a semana passada, “em esforço conjunto” com a Cogerh, a Prefeitura de Aquiraz e a (empresa) Aquiraz Riviera, começaria a bombear a água do Catu Cinzento, como forma de voltar a verter água para a Lagoa do Catu e, assim, prolongar o abastecimento.

Por meio de nota, a Cagece disse ontem que ainda não havia dado início à operação devido à “falta de todo o material necessário”.


 “A Companhia está aguardando a chegada de um dos equipamentos que devem ser utilizados no serviço, que tem previsão para ser realizado ainda durante o período do Carnaval”, registra a nota. O órgão garante ainda que o abastecimento de Aquiraz e de Tapera está normalizado por causa do rebaixamento do manancial no ponto de captação.

Sem monitoramento

Embora as lagoas da RMF tenham seus volumes diminuídos progressivamente, a Cogerh ainda não tem análise atual específica sobre nível e condição da água em cada uma delas. “Para o monitoramento dos mananciais, existe a necessidade de serem feitos estudos hidrológicos e ambientais para se conhecer o real potencial em quantidade e qualidade principalmente para água subterrânea da RMF, que ainda é pouco utilizado”., explica o órgão.

À espera de chuvas

O ambientalista e professor universitário Jeovah Meireles assegura que a recarga de lagoas na RMF necessita de chuvas que escoem e se infiltrem no solo, alimentando o lençol freático. Construções próximas às lagoas, diz o pesquisador, acabam contribuindo para a impermeabilização do solo, algo que dificulta ainda mais a sobrevivência das lagoas.

“É tanto consequência da natureza como consequência dessa utilização do espaço. E a RMF tem uma condição ideal para esses sistemas porque tem uma grande área plana”, analisa. “(Lagoas em) Aquiraz, Beberibe e Sabiaguaba estão praticamente secas e estão em áreas que estão crescendo, onde a impermeabilização está se acentuando. 

As dunas estão sendo ocupadas e essas dunas são as grandes esponjas que absorvem a água para levar diretamente para o lençol freático”, afirma o ambientalista.Luana Severo/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee