Pages

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PECÉM;PLANO PREVÊ USINA PARA DESSALINIZAR ÁGUA DO MAR

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, fevereiro 10, 2015   Sem Comentários


O presidente da Funceme, Sávio Martins, que se reuniu com 22 empresários da indústria e da agricultura irrigada, disse que há indícios de aquecimento das águas do Atlântico,
o que seria um indicador de melhora dos prognósticos do clima para os meses de março, abril e maio. "Mas isso será possível após o aprofundamento dos estudos que estamos fazendo", diz.

Presente na mesma reunião, o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira Coelho, confirmou que o gabinete do governador Camilo Santana coordena a elaboração de um plano de emergência para minimizar os efeitos sociais e econômicos da baixa oferta de água. 


Desse plano consta a instalação de uma usina de dessalinização da água do mar, na praia do Pecém, e a redução do fornecimento de água bruta para os perímetros irrigados. "Já cortamos 30% dessa oferta, mesmo sabendo que a irrigação gera cerca de 20 mil empregos só no Vale do Jaguaribe", agregou o secretário.

Teixeira informou que representantes de uma empresa da Espanha, especializada na dessalinização, reuniram-se com ele para tratar da instalação da usina. Os espanhóis garantiram que o preço do metro cúbico da água dessalinizada custará, ao consumidor final, R$ 5,30. 
"Não é caro", avaliam empresários. Nos próximos dias, chegarão diretores de uma empresa de Israel, com o mesmo objetivo.

Do plano de emergência do governo estadual fazem parte, ainda, o reuso da água e a adoção, pela Cagece, de uma nova política de tarifação.

Teixeira concordou com a opinião dos empresários presentes, segundo os quais a Cogerh tem de instalar hidrômetros em todas as propriedades rurais do Estado, com o que poderá saber, com exatidão, qual o volume de água consumido, algo que hoje é completamente desconhecido.Egídio Serpa/DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee