Pages

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CEARÁ;SEMACE RECEBEU MAIS DE 3 MIL DENÚNCIAS EM 2014

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, fevereiro 10, 2015   Sem Comentários


Durante o ano passado, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recebeu, ao todo, 3.062 denúncias, vindas da ferramenta Disque Natureza, do Ministério Público, além de outros meios. A partir dos casos reportados, as equipes de fiscais ambientais identificaram sinais de irregularidade em 879 situações, levando assim à lavratura dos autos de infração.

Do total das acusações, quase 29% das ações realizadas pela Diretoria de Fiscalização da autarquia (Difis) tinham ligação com irregularidades relacionadas aos produtos florestais, como problemas de desmatamento, queimada, comércio de madeira e carvão, dentre outros.

A Difis constatou ainda, como desvios comumente encontrados os que dizem respeito às fontes poluidoras, a exemplo de postos de combustíveis, estações de tratamento, indústrias e matadouros; agressões a recursos hídricos e zona costeira, além de maus tratos e tráfico de fauna silvestre.

Segundo informa Tiago Bessa, diretor de Fiscalização da Semace, a área mais que concentrou o maior número de incidências foi a Região Metropolitana de Fortaleza. Das denúncias realizadas à entidade, mais de 35% solicitavam equipes de fiscalização nos municípios pertencentes à zona metropolitana. Outros pontos do território cearense que tiveram destaque dentre os números de delações apresentadas foram a região do Litoral Leste, com 14% do total, e o Maciço de Baturité, com 7%.

Desde que foi criada, em 2010, a Diretoria de Fiscalização da Semace já recebeu 11.478 ocorrências, tendo atendido a mais de 90% das demandas.

As denúncias condizentes a suspeitas de irregularidade ambiental podem ser feitas por qualquer pessoa, sendo necessário reportar o caso em questão com a maior quantidade de detalhes possível, como o responsável pela situação, horário comum de ocorrência do fato, pontos de referência do local, além de qualquer outro fato relevante, a fim de auxiliar os trabalhos da equipe de fiscalização.

Como denunciar

Disque Natureza: 0800.275.2233, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 15h. A ligação é gratuita e anônima.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee