Pages

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

ATENÇÃO IPU; COMPORTAS DO AÇUDE ARARAS SERÃO FECHADAS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, fevereiro 18, 2015   Sem Comentários

As comportas do Açude Araras, no norte do estado, serão fechadas para garantir o abastecimento de cidades do Alto Acaraú até abril de 2016.
Por outro lado, cidades que estão às margens do Rio Acaraú deixarão de receber água do reservatório. 

A decisão foi tomada na última quinta-feira (12) em reunião extraordinário do Comitê da Bacia do Acaraú. O fechamento das comportas do Açude Araras será gradativo até o dia 31 de março, data em que o reservatório deixará de liberar água para as cidades que ficam as margens do Rio Acaraú.

A medida visa garantir o abastecimento de Varjota, Reriutaba, Ipu, Pires Ferreira e Hidrolândia até abril de 2016. Além dessas, outras duas cidades, no sertão cearense, passarão a ser abastecidas pelo reservatório, Nova Russas e Crateús, que enfrentam racionamento desde o ano passado. 

O problema é que os três anos de seca prolongada reduziram o volume de água do açude a um nível preocupante. O reservatório conta, hoje, com menos de 8% da capacidade e para garantir o sucesso da operação as comportas serão fechadas e as cidades que ficam a jusante da barragem ficarão sem receber água do Araras.

“Assim será possível garantir o abastecimento dessas cidades até essa data (abril/2016). Vale ressaltar que, se continuarmos com as comportas abertas, o açude chegará ao volume morto antes do meio do ano”, alertou Gianni Lima, assessor da diretoria da COGERH.

A medida afeta diretamente os municípios de Morrinhos, 
Santana do Acaraú, Forquilha, Groaíras, Cariré e Sobral. Governo do Estado e prefeituras terão menos de cinquenta dias para buscarem soluções para o abastecimento das cidades atingidas pelo corte da água do Açude Araras.
Fonte: Sobral é Notícia

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee