Pages

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

CEARÁ;CAMPANHA PEDIRÁ USO RACIONAL DA ÁGUA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, janeiro 28, 2015   Sem Comentários


Esse será o quarto ano consecutivo de seca. A diferença é que, até o ano passado, o problema estava restrito às zonas rurais dos municípios e, agora, começa a afetar as sedes municipais.
 
Cem anos após a grande seca de 1915, o Ceará enfrentará mais um ano de estiagem, caso o prognóstico climático da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), divulgado no último dia 20, prevaleça. Conforme o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, o Governo do Estado já trabalha um plano de ação para garantir segurança hídrica aos municípios cearenses. 

Entre as providências, informa Martins, o governo deve liberar, nos próximos dias, uma campanha de conscientização sobre a necessidade de a população, principalmente da Capital, fazer uso racional da água.

A campanha, segundo ele, vai alertar para não “varrer” calçada com jato d’água, reduzir o líquido na lavagem de carros e de atividades domésticas.

 “Nós temos que usar a água com toda consciência, porque devemos ter na frente mais um ano de seca, completando quatro seguidos. Essa situação vai ter que mexer com o comportamento das pessoas”, explica Martins.

Além do incentivo ao uso consciente, o plano concentrará esforços para monitorar cada município e, assim, anteceder-se ao problema. “O plano vai dizer como o Estado vai se anteceder aos problemas, mas sempre com a reflexão e a compreensão de que estamos vivendo quatro anos seguidos de chuvas abaixo da média e com dificuldade de recarregar os mananciais para atender a população. 

Vamos fazer uma previsão do que será necessário e, aí ,vou pedir uma reunião com a presidenta Dilma para apresentar nossas demandas para o enfretamento dessa previsão”, comentou Camilo Santana durante a divulgação do prognóstico climático da Funceme.

Eduardo Sávio lembrou, ainda, que o plano diz respeito também ao Sistema Jaguaribe Metropolitano (composto pelos reservatórios Orós e Banabuiú na região Jaguaribana e pelos reservatórios Pacajus, Pacoti-Riachão e Gavião na Região Metropolitana de Fortaleza) para identificar mudanças de ação.

 “Esse sistema é o que abastece Fortaleza, e as providências são para que a água tenha uma longevidade maior, ou seja, gastar o menos possível nas necessidades de um modo geral. O Sistema Jaguaribe Metropolitano mostra que, para abastecimento humano, há dois anos de segurança hídrica, mas sem desperdício, com o uso racional da água”, alerta o presidente da Funceme.

LIBERAÇÃO DE RECURSOS

Martins adiantou que, ainda nesta semana, o governador Camilo Santana vai a Brasília reunir-se com a presidente Dilma Rousseff o. “O governador entregará o plano do Ceará de ação contra a seca. O objetivo é de que ela libere os recursos necessários. Cerca de 80 reservatórios estão abaixo de 10% de reserva, e mais de 100 estão abaixo de 20 %. Essa capacidade é muito preocupante, principalmente no Sertão Central”, avalia.

PREVISÃO

De acordo com o presidente da Funceme, até agora, a previsão de inverno não mudou, ou seja, 64% de probabilidade para um ano de seca. “No início de fevereiro, a Funceme vai liberar mais uma previsão sobre o inverno de 2015. Contudo, até o momento, não há qualquer mudança no setor apontando para inverno normal, devendo acontecer, infelizmente, mais um ano de seca no Ceará”, prevê Martins.

SAIBA MAIS

Atualmente, 176 dos 184 municípios cearenses têm decretos de Estado de emergência por consequência da estiagem.

Segundo o prognóstico climático da Funceme para o período de fevereiro, março e abril de 2015 no Ceará é: 9% de probabilidade de um ano chuvoso, 27% para um ano normal, e 64% para um ano seco.

Esse será o quarto ano consecutivo de seca. A diferença é que, até o ano passado, o problema estava restrito às zonas rurais dos municípios e, agora, começa a afetar as sedes municipais.

Ceará desperdiça 36,5% de água tratada

Estudo divulgado este mês pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), subordinado ao Ministério das Cidades, apontou que o Ceará desperdiçou 36,5% de toda a água tratada em 2013, ano-base em que o estudo foi realizado. 

Ainda segundo o levantamento, o ideal é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%. Entretanto, a média cearense encontra-se ligeiramente abaixo do índice de desperdício nacional, que, hoje, é de 37% de toda a água tratada. Em relação aos demais estados brasileiros, o Ceará tem a 11a maior média de desperdícios.

Em relação ao consumo de água do cearense, conforme os dados do SNIS, este está estimado em 128 litros/per capita/dia. O dado revela que o Ceará está abaixo da média nacional, que é de 166,3 litros por habitante ao dia sendo o terceiro estado que menos consome água no Brasil e o segundo do Nordeste.

COMPORTAMENTO

Na análise do diretor de operações da Cagece, Josineto Araújo, ainda existe muito desperdício de água no Estado. “Quando se anda pela rua a gente vê o povo lavando calçada com água, o carro com muita água, deixam torneira aberta desnecessariamente, quando tem um vazamento as pessoas não se preocupam em consertar. A água custa caro para ser desperdiçada tão facilmente”, relata Araújo.

Ele argumenta que o consumo de água no Ceará é alto, mas é um comportamento que pode melhorar. “Comparado a outros estados, o Ceará não está tão mal assim, mas depende do referencial.

Tem várias outras cidades que poderiam gastar bem menos. No Ceará, temos um milhão e 600 ligações de água. Se cada um economizar um 1 litro, já será muito na contagem final da economia”, pondera.

Para mudar o comportamento de consumo, Martins destaca algumas ações educativas e a interação com a comunidade para conscientizar sobre o uso racional da água. 

“Buscamos o apoio da população para reduzir esse consumo. As crianças e os adolescentes são os principais alvos, já que terão um futuro pela frente e se não cuidarem, poderão sofrer mais”, afirma.OESTADO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee