Pages

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ONDE OS ESTUDANTES MAIS ABANDONAM A ESCOLA NO BRASIL

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, dezembro 04, 2014   Sem Comentários


A cada ano, os índices de evasão escolar caem no Brasil. Mesmo assim, segurar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até o último do Ensino Médio na escola ainda é um desafio. 


Somando todas as etapas de ensino (anos iniciais, finais e ensino médio), mais de 1,3 milhão de crianças e adolescentes em todo o Brasil deixaram as salas de aula durante o ano letivo de 2013, segundo levantamento da plataforma QEdu, feito a pedido de EXAME.com, com base nos dados do último Censo Escolar.

O abandono é preocupante principalmente nos últimos anos escolares. É neste momento que o aluno começa a se dividir entre estudos e trabalho. No Ensino Médio, o estado que tem a maior taxa de abandono é o Amapá, com 16%.

A reprovação também é significativa nos anos do Ensino Médio e é responsável por, muitas vezes, levar o aluno a desistir da escola. No Mato Grosso, estado com a maior taxa de reprovação neste período escolar, 2 em cada 10 alunos matriculados são reprovados.

Quando um aluno reprova ou volta a estudar depois de abandonar a escola, ele passa a integrar a taxa de distorção idade-série. E é no Ensino Médio que aparecem as maiores distorções.

A situação é pior nos estados do Norte do país. NoAmazonas, 5 em cada 10 alunos que estão no ensino médio estão atrasados nos estudos.

Nas fotos, você vê como está o rendimento dos alunos das escolas públicas e particulares do país. Os dados serão apresentados da seguinte forma e estão ordenados de acordo com os estados com as maiores taxas de abandono no Ensino Médio:
AGÊNCIABRASIL/EXAME

Ensino Fundamental - anos iniciaisEnsino Fundamental - anos finaisEnsino Médio
Taxa de reprovação (%)Percentual de alunos reprovados entre o 1º e o 5º ano do Ensino FundamentalPercentual de alunos reprovados entre o 6º e o 9º ano do Ensino FundamentalPercentual de alunos reprovados entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio
Taxa de abandono (%)Percentual de alunos que abandonam a escola entre o 1º e o 5º ano do Ensino FundamentalPercentual de alunos que abandonam a escola entre o 6º e o 9º ano do Ensino FundamentalPercentual de alunos que abandonam a escola entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio
Taxa de aprovação (%)Percentual de alunos aprovados entre o 1º e o 5º ano do Ensino FundamentalPercentual de alunos aprovados entre o 6º e o 9º ano do Ensino FundamentalPercentual de alunos aprovados entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio
Distorção idade-série (%)Percentual de alunos que estão atrasados 2 ou mais anos entre 1º e o 5º ano do Ensino FundamentalPercentual de alunos que estão atrasados 2 ou mais anos entre o 6º e o 9º ano do Ensino FundamentalPercentual de alunos que estão atrasados 2 ou mais anos entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee