Pages

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

DITADURA;''ELES ME VIGIAVAM NO CINEMA'',DIZ LULA À COMISSÃO DA VERDADE

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, dezembro 09, 2014   Sem Comentários

A CNV (Comissão Nacional da Verdade) divulgou, nesta terça-feira (9), o depoimento dado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o período em que ele militou
no movimento sindical e os 31 dias em que ele esteve preso pelo regime militar após liderar uma greve.

A comissão, que apura violações a direitos humanos cometidas durante o regime militar divulgará seu relatório final nesta quarta-feira (10). O depoimento foi dado na segunda-feira na sede do Instituto Lula, em São Paulo.

Segundo o ex-presidente, ele foi monitorado durante três ou quatro anos antes de sua prisão, em 1980. A revelação já havia sido feita pela comissão em setembro deste ano com base em documentos obtidos pelo grupo que mostravam o monitoramento de trabalhadores por empresas brasileiras e estrangeiras.

"Eles [policiais] me vigiavam no cinema. Na assembleia, a gente notava que eles estavam lá. Às vezes, disfarçados no bar do sindicato. Na minha casa, por exemplo, eles paravam a perua na porta e passavam a noite.

 Às vezes, para encher o saco, a Marisa [Letícia, mulher de Lula] mandava fazer café e mandava levar para eles. Foram uns três ou quatros anos que eles monitoraram e me acompanharam antes da prisão", disse. O petista diz não ter certeza se era vigiado pela Polícia Federal ou por homens do Dops.

Em 1980, após liderar uma greve de metalúrgicos em São Paulo, Lula foi preso e ficou detido por 31 dias.

"Os militares cometeram a burrice de me prender, porque não tinha mais como continuar a greve", disse o ex-presidente em seu depoimento à CNV.
UOL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee