Pages

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

CAMILO VIU O TAMANHO DO PROBLEMA E AGORA QUER VOLTAR A CPMF

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, dezembro 05, 2014   Sem Comentários


O candidato ao governo do Ceará Camilo Santana (PT), apoiado pelo então governador Cid Gomes (Pros), vez por outra assegurava que só prometeria o que pudesse cumprir.

A mensagem era cristalina: as finanças estariam em ordem e o candidato oficial teria a vantagem de conhecer em detalhes a situação das contas públicas estaduais.
Depois, o governador eleito Camilo Santana, já nas primeiras semanas de trabalho na transição para a nova gestão, passou a falar em corte de gastos, a viajar para Brasília em busca de recursos e a defender a volta da CPMF. Enquanto isso, o ainda governador Cid Gomes cuida da própria vida nos Estados Unidos. O recado é claro: o cobertor é pequeno para cobrir os pés e a cabeça ao mesmo tempo.

Do otimismo à aflição

Como explicar a mudança de candidato otimista para futuro gestor aflito? Tudo indica que para Camilo cumprir o que prometeu, será preciso mais dinheiro do que se imaginou. Com a economia paralisada e a projeção de anos ruins pela frente, a estimativa de receita não acompanha a demanda de investimentos e custeio.

Obras e ações da atual gestão, muitas ainda em andamento, necessitarão de novos recursos para funcionarem adequadamente. Ter dinheiro para construir um hospital regional, por exemplo, é uma coisa. São R$ 120 milhões. Outra bem diferente é ter previsão orçamentária de longo prazo para manter esses equipamentos: são R$ 110 milhões POR ANO! Bastaram algumas reuniões para Camilo ter a real dimensão da roubada em que se meteu.

No limite
Para se ter uma ideia, o jornal O Globo mostrou nesta semana que o Ceará está na chamada “zona de risco” da Lei de Responsabilidade Fiscal, quando os gastos com a folha de pagamento atingem 44,1% da receita. O limite é de 49%. Em outras palavras, Camilo, futuro governador em exercício, sabe que existe pouca margem para aumentos e contratações.

Governistas podem alegar que a situação se repete em outros estados. É verdade, embora todos dissessem que por aqui as coisas eram diferentes. Podem afirmar ainda que o compromisso com o rigor fiscal é salutar em qualquer momento. É verdade também e Camilo acerta ao mirar nas despesas e ao procurar mais recursos. 
O problema é que essa realidade e essa disposição somente foram admitidas depois das eleições. Até lá, tudo era possível: mais hospitais, delegacias, etc., etc. Não é por aí e o buraco é mais embaixo. E como é aliado da gestão Cid e da presidente Dilma, Camilo ainda tem que tentar desatar esse nó sem reclamar da herança que recebe.

No final, como sempre, é melhor o contribuinte preparar os bolsos.
Blog do Wanfil/TRIBUNADOCEARÁ

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee