Pages

terça-feira, 18 de novembro de 2014

IPU; COMEÇA A VACINAÇÃO CONTRA DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, novembro 18, 2014   Sem Comentários

A partir deste mês, o Ministério da Saúde introduziu a vacina contra coqueluche para as gestantes nos 35 mil postos de saúde da rede pública. 
A inclusão da vacina dTpa (difteria, tétano e coqueluche acelular) foi definida em setembro do ano passado, para imunizar indiretamente os bebês. Até dezembro, a intenção é vacinar 484,1 mil gestantes. 

Até então, a grávida tomava três doses da vacina contra difteria e tétano. Agora, ela deve tomar duas doses dessa vacina e a terceira passa a ser a dTpa. Profissionais de saúde que atuam em maternidades e UTIs neonatais também receberão a imunização.


A Secretaria de Saúde de Ipu já está disponibilizando as vacinas para todas as gestantes. Qualquer dúvida entrar em contato com os PSF’s de sua região ou na Secretaria de Saúde do Município.

Doses

Para o ministério, crianças pequenas são as mais vulneráveis por ainda não terem completado o esquema básico de vacinação, com as três primeiras doses. A primeira acontece aos dois meses de idade; a segunda aos quatro meses e a terceira aos seis meses. 

Depois, são dados dois reforços: aos 15 meses e um aos quatro anos de idade. Por isso, vacinar as mães pode evitar um canal de transmissão ao bebê e ampliar a imunidade da criança.

Entre 2007 e 2013, 87,2% dos casos de coqueluche ocorreram em menores de seis meses. No ano passado, foram 110 óbitos em decorrência da doença. “Depois que a vacina está completa, reduz muito a possibilidade de a criança ter coqueluche”, disse ontem Jarbas Barbosa, secretário de vigilância em saúde.

“Com essa medida, esperamos diminuir no próximo ano a ocorrência desses casos em menores de 6 meses de idade. Isso não dá proteção permanente. É importante a mãe saber que vai transferir anticorpos para o bebê, mas não há alteração do esquema de vacinação da criança”, acrescentou Barbosa.

Meta

Em 2015, o público-alvo são 2,9 milhões de gestantes, 324 mil além dos profissionais de UTIs neonatais e maternidades. Foram adquiridas 4 milhões de doses, com um custo de R$ 87,2 milhões. 

Cada dose tem o custo de R$ 21,81. “É por conta do aumento de casos nos últimos quatro anos, em todo o mundo, que vamos ter mais uma estratégia de proteção”, disse o ministro da Saúde Arthur Chioro.

A vacina já foi distribuída para todas as unidades da federação 1,2 milhão de doses e o Programa Nacional de Imunizações ainda fará um envio mensal de 300 mil doses.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee