Pages

terça-feira, 11 de novembro de 2014

''BRASIL DEU ÚLTIMA CHANCE AO PT'', DIZ GUIMARÃES

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, novembro 11, 2014   Sem Comentários



Vice-presidente nacional do PT, o deputado federal José Guimarães afirma que o partido ganhou este ano sua“última chance” no comando do Governo Federal brasileiro.
Segundo ele, é hora de petistas “ouvirem recado das urnas” e promoverem mudanças necessárias ao País. Caso contrário, avalia o deputado, partido não terá êxito na sucessão nacional de 2018.

“Temos que fazer mudanças profundas, senão não teremos chance nem se o Lula voltar. A sociedade vai exigir muito mais do nosso governo agora do que exigiu”, disse o petista, em entrevista exclusiva durante visita, na manhã de ontem, à sede do O POVO.
Segundo Guimarães, cobrança maior em cima do partido é “natural”. “Doze anos não são doze dias. É uma geração, nunca na República tivemos um partido governando por tanto tempo. Então temos que ouvir esse recado e promover reformas”, disse.

Cid ministroDurante a conversa, José Guimarães também destacou que a presidente precisa “incorporar novas forças políticas” em seu governo. Segundo o petista, essa mudança estaria representada sobretudo em Cid Gomes (Pros), que poderia ser indicado ou para o ministério das Cidades ou da Educação.

“Ele deveria ser ministro, até pela fidelidade ao PT. Temos hoje duas grandes fidelidades no Ceará. A do Cid com a Dilma, e a do PT do Estado com Cid (...) e ele tem que ter presença nos ministérios. Acho que em qualquer uma das pastas, ou Educação ou Cidades”, reforça.

Falando sobre o Ceará, Guimarães reforçou que Camilo Santana (PT) será “governador do PT” e que o partido será estratégico na gestão do Estado. “Há uma fofoca de que o partido não terá espaço no governo, o que não é verdade. Seremos prioritários, e isso não tem a ver com cargos ou secretários, é o projeto”.

Confira, a seguir, os melhores trechos da entrevista com o deputado federal.


O POVO - Como o PT sai da disputa eleitoral deste ano?

José Guimarães - O Brasil deu a última chance ao PT, do ponto de vista do governo central. Temos que fazer mudanças profundas, senão não teremos chance nem se o Lula voltar. A sociedade vai exigir muito mais do nosso governo agora do que exigiu no passado. Temos que fazer pactos para governabilidade. Mas com a população, não pode ser só com o Congresso.


OP - Por que ocorreria essa exigência maior?

Guimarães - É natural, doze anos não são doze dias. É uma geração, nunca na República tivemos um partido governando por tanto tempo. Então temos que ouvir esse recado e promover reformas. Estamos quase no que foi o ciclo do Tasso no Ceará, que foram 20 anos, ou do PSDB em São Paulo, onde eles estão há mais de vinte anos. Não acho que o projeto do PT esteja em jogo, mas a questão do governo central, sim.

OP - Essa mudança passaria por uma alteração na relação com o Congresso Nacional?

Guimarães - Querendo ou não o PMDB, eu defendo que se repense esse presidencialismo de coalizão, essa relação muitas vezes delicada, muitas vezes não levando em conta o ponto de vista da sociedade, da pressão desmedida, descabida, do tipo de conduta tipo quando, muitas vezes, a base aliada vota contra o governo. Temos que refazer isso. Prefiro uma base menor, mas com mais consistência programática.

OP - Como o PT enxerga candidatura de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), crítico de Dilma, à presidência da Câmara?

Guimarães - O partido tem que fazer “concertação” na Câmara, retomar o diálogo e apresentar um nome, que pode ser ou não do PT. Tem que chamar a oposição para conversar e construir um entendimento. Temos que fugir desse ringue que a candidatura do Cunha quer nos colocar, essa coisa do “eles contra nós”. Nós queremos outra visão do parlamento, de plano.

OP - Mas Cunha é líder do PMDB, partido com mais votos...

Guimarães - Essa base do PMDB não é maior da Casa, isso não é verdade, é coisa que a imprensa fica divulgando. O líder que vai para reuniões, no caso o Cunha, nem sempre comanda a bancada toda. Nós do PT temos ampla presença, por exemplo, no PR, no PTB, em outros partidos. Aprendi uma coisa na política, que é que quem anda rápido, come cru. Essa disputa está muito longe.

OP -
O PT pode lançar candidato para disputar contra Cunha?

Guimarães - Acho que temos que fugir dessa polarização. Melhor dialogar com o parlamento, ver o que pode ser feito de consenso. A palavra é diálogo.

OP - O senhor se coloca como candidato à Presidência da Câmara dos Deputados?

Guimarães - Alguns companheiros falam o meu nome. Mas não estou em campanha. Minha função é desobstruir o caminho, vou seguir o que a Dilma e o meu partido disser.

OP - O PMDB pode ficar no comando da Câmara e Senado?

Guimarães - Isso não é bom para o parlamento. O parlamento é plural, não pode ser hegemonizado por um partido. E hoje acho que não acontece nada no Senado que não seja comandado pelo Renan Calheiros (PMDB-AL).

OP - E como será participação do PT no governo de Camilo?

Guimarães - Nem o Pros, nem PT, nem demais partidos vão ter menos peso. Nossa preocupação não é ter peso no secretariado, mesmo não tendo nada definido, mas vamos ter papel decisivo na formulação de estratégias. Todo o resto é só fofoca, não é verdade.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee