Pages

domingo, 12 de outubro de 2014

QUEM CONTROLA OS VOTOS NOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  domingo, outubro 12, 2014   Sem Comentários


O cearense tinha 191 opções de candidatos a deputado federal, mas, em Parambu, a 408 km de Fortaleza, três em cada quatro eleitores, fizeram a mesma escolha. O Município teve o voto mais concentrado nas eleições proporcionais.
                                
Genecias Noronha (SD) recebeu 76% dos votos válidos dos parambuenses. Só houve um município em que o candidato a governador mais votado teve proporção de votos maior que essa - Barroquinha, que deu 79% a Camilo Santana (PT). 

De volta a Parambu, a mulher de Genecias, Aderlania Noronha (SD), foi a mais votada para deputada estadual, com 61,21%. Ambos tiveram, no respectivo mandato ao qual cada um se candidatou, a segunda maior votação do Ceará.

Normalmente, eleição para cargos proporcionais é mais fracionada, até pela quantidade de gente concorrendo. Mas, isso não acontece em alguns redutos, nos quais os líderes da política local fazem valer sua força de forma quase absoluta. Além de Parambu, houve 14 municípios nos quais o mesmo candidato recebeu mais da metade dos votos (relação completa na página 22).


Genecias teve em Parambu 875 votos a mais que Eunício Oliveira (PMDB), líder na disputa local pelo governo, e cinco mil a mais que Dilma Rousseff (PT) para presidente.

Genecias recebeu 13.843 votos no Município. Segunda colocada, Gorete Pereira (PR), ficou com 1.171. Nenhum dos outros 189 candidatos alcançou os mil votos. Só outros seis chegaram à casa das centenas.

Empresário do ramo de motos, Genecias fez carreira fora do Ceará. Ingressou na política em 2000, eleito vice-prefeito e, depois, prefeito. Cargo hoje de sua sobrinha, Keylly Noronha. Em 2010, Genecias já havia tido a maior proporção de votos do Estado em um município, com 73,9%.

Também foi o mais votado em outros 15 municípios, que ajudaram a fazer de Genecias o segundo deputado federal mais votado no Ceará.

Na eleição da Assembleia Legislativa, para a qual eram 535 candidatos, a maior votação em um só município foi de Welington Landim (Pros), em Brejo Santo, com 63,65% dos votos válidos. Além do reduto familiar, Landim teve hegemonia absoluta em outros dois municípios da região: Penaforte (61,21%) e Jati (60,75%).

Para deputado estadual, além desses três, houve outros oito municípios onde um só candidato teve mais da metade dos votos válidos.

Quem tem mais redutos

O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) foi o vencedor no maior número de municípios, 21, seguido de José Guimarães, com 20. Para a Assembleia, Zezinho Albuquerque (Pros) venceu em 11.

Campeões de voto para federal e estadual, respectivamente, Moroni Torgan (DEM) e Capitão Wagner (PR) só venceram na Capital.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee