Pages

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

ALERTA NA CAMPANHA; ACUSAÇÕES DE EX-DIRETOR DA PETROBRAS E DE DOLEIRO ACENDEM O PT

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, outubro 10, 2014   Sem Comentários

A divulgação dos depoimentos à Justiça do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Yousseff causaram preocupação na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. 

Se, por um lado, os petistas estão apreensivos com a possibilidade de serem divulgadas novas acusações, a orientação é não ficar na defensiva.

O esquema de corrupção, disseram Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef, era chefiado pelo PT, que arrecadava a maior parte das propinas. Segundo Youssef, o esquema vingou porque o presidente Luíz Inácio Lula da Silva cedeu à pressão de políticos para emplacar o nome de Costa, uma indicação do deputado José Janene (PP-PR), morto em 2010, entre os diretores da estatal.

Dilma insistirá que, em seu governo, escândalos de corrupção não são jogados para baixo do tapete, como teria sido feito, segundo ela, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A campanha petista espera a exploração do assunto pelo candidato do PSDB, Aécio Neves, e pretende fazer o “enfrentamento político” revidando com o mensalão mineiro e o escândalo do cartel do metrô de São Paulo.

NOTA DA PETROBRAS É CRITICADA

Na quinta-feira, a resposta às acusações foi centralizada em notas divulgadas pelo presidente do PT, Rui Falcão, e pelo tesoureiro do partido, João Vaccari Neto. Integrantes do governo consideraram fria a nota divulgada pela Petrobras, colocando-se como “vítima” do processo de investigação.

Integrantes da campanha de Dilma reclamaram de “manipulação” no vazamento dos depoimentos. A preocupação é com o desgaste da divulgação das acusações, mesmo sem provas, no período eleitoral.

O escândalo da Petrobras é o calcanhar de aquiles da campanha de Dilma à reeleição. No primeiro turno, a candidata do PSB, Marina Silva, agora fora da disputa, provocou a ira do comando petista ao associar Dilma ao suposto esquema de desvio de dinheiro da empresa, durante o horário eleitoral gratuito do PSB.

Além de pedir direito de resposta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rui Falcão afirmou, na ocasião, que Marina excedeu “todos os limites de desfaçatez” ao responsabilizar Dilma pela compra da refinaria de Pasadena, pela Petrobras, que também está sendo investigada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

Dilma tem tentado dividir o desgaste do escândalo de corrupção na Petrobras com a oposição, lembrando que Paulo Roberto Costa foi diretor da Gaspetro, subsidiária da Petrobras, no governo Fernando Henrique Cardoso.

LULA DIZ QUE ESTÁ DE SACO CHEIO DE DENÚNCIAS

Na quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia discursado em ato de campanha usando o mesmo tom. O ex-presidente disse que está de "saco cheio" com as denúncias feitas em período eleitoral. Segundo ele, “para acusar petistas, não é preciso ter provas”. 

Lula também centrou seu discurso em ataques ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, colocando o tucano como protagonista do debate de segundo turno.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee