Pages

domingo, 26 de outubro de 2014

A VITÓRIA DA ESTRATÉGIA PETISTA DO ATAQUE COMO DEFESA

Por ipuemfoco   Postado  domingo, outubro 26, 2014   Sem Comentários

O Brasil foi às urnas neste domingo dividido. Depois de mais de 100 dias de uma campanha eleitoral marcada por reviravoltas nas pesquisas e uma tragédia, a morte de Eduardo Campos, Dilma Rousseff (PT) foi reeleita com 54,1 milhões de votos, ou 51,59% dos votos válidos (com 99,4% das urnas apuradas).

A presidente é reconduzida ao Planalto com um estilo: mais independente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e no ataque. Durante a campanha, não poupou os adversários Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB).

Um levantamento feito pelo Laboratório de Pesquisas em Comunicação Política e Opinião Pública (Doxa/Iesp) mostra que cerca de 60% das mais de 500 peças veiculadas (novas e repetidas) na televisão foram de ataques, e que a candidata do PT foi a que mais se destacou. 

Pelo estudo, Dilma utilizou a estratégia de ataque em 72% das suas intervenções, contra 47% de Aécio. As críticas ao candidato do PSDB, segundo analistas, surtiram efeito e foram responsáveis por parte das mudanças nas intenções de voto observadas nas últimas pesquisas do Datafolha e do Ibope na última semana.

Essa foi a vitória mais apertada desde a redemocratização. Em 1989, Fernando Collor derrotou Lula (PT) com menos de cinco pontos percentuais. O presidente que sofreu o impeachment obteve 42,75% dos votos, contra 37,86% dos votos — diferença de cerca de 5 pontos. 

Em 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi eleito no primeiro turno. Nas duas eleições em que Lula venceu, ele teve mais de 20 pontos de diferença sobre os adversários. Em 2010, Dilma venceu José Serra (PSDB) com uma diferença de 12 pontos percentuais.

Agora, Dilma terá pela frente como uma das principais e imediatas tarefas desarmar os espíritos radicalizados nesta eleição. Dilma terá também em seu novo mandato o desafio de responder às demandas da sociedade, como a melhora da prestação de serviços públicos em educação, saúde, transporte e segurança.

CAMPANHA ELEITORAL


Por volta das 22h do último dia 5, a presidente Dilma Rousseff surgiu no palco do teatro de um hotel em Brasília ostentando bom humor. Sua expressão não combinava com o clima nos bastidores de sua campanha. Horas antes, os petistas foram pegos de surpresa com o resultado do 1º turno. Esperavam não só um desempenho melhor de Dilma, como previam uma votação menor do candidato do PSDB, Aécio Neves. 

Foi naquele momento que Dilma deu a largada no segundo turno invocando, em seu discurso, os “fantasmas do passado” do governo Fernando Henrique, tratado ali como sinônimo de arrocho salarial, desemprego e recessão. Foi só tirar da gaveta o “script” que já estava pronto e tivera de ser engavetado quando a candidata do PSB, Marina Silva, ultrapassou Aécio nas pesquisas.

Essa fórmula, usada com sucesso nas duas eleições anteriores — na de Dilma contra José Serra, em 2010, e na reeleição de Lula contra Geraldo Alckmin, em 2006 —, desta vez não foi suficiente. Uma preocupação dos petistas eram os jovens, que não viveram o governo FH e não se sensibilizavam com esse discurso. Essa faixa do eleitorado, que em grande parte votou em Marina no primeiro turno, era um dos alvos da campanha de Dilma.

Assim, três dias depois, a campanha petista já tinha uma nova aposta: desconstruir a imagem de bom gestor de Aécio, contestando os indicadores sociais e econômicos de Minas Gerais, estado governado pelo tucano e seu grupo durante 12 anos. 

A nova estratégia foi exposta no dia 8 pelo presidente do PT e coordenador-geral da campanha de Dilma, Rui Falcão, em reunião da Executiva Nacional do partido com coordenadores estaduais da campanha, em Brasília.OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee