Pages

sábado, 6 de setembro de 2014

CEARÁ;IDEB NOTA DO ENSINO MÉDIO TEM QUEDA E FICA ABAIXO DA META DO MEC

Por ipuemfoco   Postado  sábado, setembro 06, 2014   Sem Comentários



A nota do Ceará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ficou abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação no Ensino Médio.

A nota no ciclo final do Ensino Médio caiu de 3,4 para 3,3, de 2011 para 2013, influenciado pelo resultado do ensino privado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação.

Na rede estadual, a nota geral do ensino médio subiu de 3.7 em 2011 para 3.9 em 2013 e bateu a meta do ministério em 2013, de 3.6. Na rede privada, a nota do ensino médio foi de 5.8 em 2013, contra nota 5.7 em 2011, abaixo da meta de 6,3.

No ensino fundamental, a nota geral foi de 5.2 em 2013, acima da meta, de 4.3. Considerando o ensino público, o desempenho foi de 5 em 2013, com meta de 3.9. No ensino privado, a nota média foi de 6.1 em 2013 e ficou abaixo da meta de 6,4.

O secretário de Educação do Ceará, Maurício Holanda, acredita que a queda apresentada nas escolas privadas do Ceará ocorreu por um desvio de amostragem. “As provas são feitas em algumas escolas, e temos um erro amostral. A amostragem pode fazer a prova em uma escola mais competitiva em um ano e uma escola menor no ano seguinte”, diz.

Em relação à nota nas escolas públicas, o secretário afirma que a variação de 0,1 ponto é pequena, e também pode ser uma oscilação dentro da margem de erro. “Houve uma queda de 1 ponto, isso representa menos de 3% de variação, isso está dentro da margem de erro de uma amostra, isso não nos perturbou”, diz. O secretário destaca ainda que o índice estadual para avaliação da educação, que avalia todas as escolas, revela um crescimento no nível educacional do estado.

O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Francisco Soares, explicou o fato de o Ideb Brasil 2013 para o ensino médio ter se mantido estável em 3,7: “Por que ficou estável? Porque melhoramos um componente, melhoramos o componente de rendimento”, disse ele.

De acordo com os dados do governo, o indicador de rendimento (o cálculo da taxa de aprovação, de reprovação e de abandono) subiu de 0,80 para 0,82. Já a nota média padronizada mostra que o desempenho dos alunos na Prova Brasil, com uma queda de 4,57 para 4,44. A meta do Ideb Brasil para o ensino médio, porém, é 3,9.
G1

Arte ideb 2013 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Arte ideb 2013 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee