Pages

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ELEIÇÕES 2014; O QUE MARINA TEM DE DIFERENTE DE EDUARDO CAMPOS??

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, agosto 21, 2014   Sem Comentários

Desde que se uniram para disputar a eleição deste ano, Eduardo Campos e Marina Silva evitaram explicitar divergências políticas e ideológicas.

Com a morte do ex-governador de Pernambuco em acidente aéreo, a ex-senadora foi oficializada pelo PSB como candidata a presidente. Ela afirmou que, se eleita, pretende manter os compromissos assumidos por Eduardo Campos.

Veja abaixo como os dois se posicionaram em relação a diferentes temas.

Economia

Campos e Marina defenderam a austeridade e o tripé macroeconômico adotado entre 1998 e 2006, na gestão de Fernando Henrique Cardoso: metas de inflação, câmbio flutuante e superávit fiscal.

Banco Central

Os dois também pregavam a independência do Banco Central. Caso fosse eleito, Campos pretendia consolidar a autonomia da autarquia através de uma lei que desse um mandato de três anos ao presidente do BC, período em que ele não poderia ser demitido. Marina defende que é preciso dar autonomia ao Banco Central, mas sem a necessidade de formalização dessa medida.

Fator previdenciário

Durante a campanha da presidência de 2010, Marina Silva afirmou que, se fosse eleita presidente, vetaria qualquer lei que extinguisse o fator previdenciário, criado na gestão de Fernando Henrique Cardoso para dificultar a aposentadoria precoce. 

Em entrevista ao G1, em 11 de agosto, Campos afirmou que sua equipe estudava uma proposta sobre o assunto e que “é preciso um olhar para rever o fator previdenciário”.

Agronegócio

Durante a campanha, Campos afirmou algumas vezes que sua legenda não tem “preconceito” contra produtores rurais. À frente do governo de Pernambuco, ele estimulou o agronegócio e o setor petroleiro. Marina, porém, sempre teve atritos com o agronegócio. 

Ela defende que o setor seja mais produtivo e tenha certificação ambiental. Marina também afirma que é possível desenvolver a Amazônia integrando todos os segmentos produtivos. “Não é preciso abrir mão do agronegócio para ter agricultura familiar, abrir mão da indústria para ter extrativismo”, disse durante a campanha de 2010.

Código Florestal

Em 2011, a ex-senadora afirmou que o Código Florestal é o “maior retrocesso da história da legislação ambiental brasileira”. Segundo ela, os piores “erros” são a anistia aos desmatadores, a possibilidade de se reduzir reserva legal e de plantar em nascentes e topo de morro. 

Durante a votação do código, o PSB aprovou o projeto quase por unanimidade. Em entrevista ao Jornal Nacional, Campos afirmou que, durante a votação, defendeu a posição de Marina. Em evento no início deste mês em Brasília, porém, ele falou que seu posicionamento a respeito do assunto é “cumprir a lei”.

Energia

Quando era ministro de Ciência e Tecnologia, Campos defendeu a construção da usina nuclear de Angra 3, avaliando a finalização do empreendimento como uma alavanca para o desenvolvimento do programa nuclear brasileiro. 

Já a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, era contra a construção da usina. Apesar das divergências, o plano de governo do PSB pende para o lado da ex-senadora, defendendo a ampliação de fontes limpas e renováveis e o desenvolvimento de energia eólica, solar e biomassa (cana de açúcar).

Casamento gay

Em entrevista ao G1, Campos afirmou que era a favor do casamento gay. Marina, porém, é contra por considerar o casamento “um sacramento”. 

Em 2010, ela afirmou que aceitá-lo iria contra suas convicções religiosas. Apesar disso, ela é a favor da “união de bens”. “Eu defendo os direitos civis da comunidade gay assim como eu tenho direito”, disse.

Alianças partidárias

Campos tinha uma postura mais flexível em relação a alianças partidárias. Apesar de ter afirmado em junho deste ano que é preciso “tirar as velhas raposas da cena da política”, quando foi governador de Pernambuco, sua gestão teve a participação de políticos mais tradicionais, como o deputado Inocêncio Oliveira (PR) e o o ex-presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcanti. 

Marina, porém, tem restrições em relação às alianças, como a do PSB com o PSDBpara eleger Geraldo Alckmin como governador de São Paulo. Também em junho deste ano, ela disse que não subiria em palanque para apoiar o tucano.G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee