Pages

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CEARÁ; CONFRONTOS MARCAM DEBATE PARA O GOVERNO DO ESTADO

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, agosto 25, 2014   Sem Comentários

Os quatro candidatos ao Governo do Estado – Ailton Lopes (Psol), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB) e Eunício Oliveira (PMDB) - participaram ontem de debate promovido pela TV O POVO. 
Neste que foi o primeiro debate com os candidatos na televisão cearense nestas eleições, cada um deles ficou no centro da roda durante um bloco, formato que proporcionou discussão mais direta entre eles.

O debate foi marcado por críticas de Ailton e Eliane a Eunício, líder nas pesquisas. Por sorteio, Camilo foi o primeiro a ir para o centro. 

Na pergunta que Eunício fez a ele, questionou sobre seu “fracasso” como secretário das Cidades, na instalação de aterros sanitários no Estado, que deve ser feita pelos municípios com auxílio do Estado até 2014. 

“Temos recursos garantidos para aterros sanitários no Cariri, em Sobral e em Limoeiro do Norte”, respondeu Camilo. Ele destacou, porém, que a responsabilidade era dos municípios, cabendo ao Estado o suporte. “O Ceará foi o Estado que mais avançou nessa área no Nordeste”, acrescentou.

Quando Aílton esteve no centro, Eunício lhe perguntou o que ele faria para combater a corrupção. “Eu que lhe perguntaria”, respondeu Ailton, questionando doações eleitorais de empresas que depois fecham contratos com o governo.

Quando Eunício ficou no centro da roda, os dois voltaram a ter embate. Ailton perguntou ao senador por que só em abril o secretário que indicou para a área de Recursos Hídricos, César Pinheiro, deixou o cargo, já que, segundo Eunício, o governador Cid Gomes não dialogava com o secretário. “No primeiro governo Cid tinha diálogo”, explicou Eunício.

Já Eliane abordou denúncia veiculada na imprensa nacional sobre captação irregular de água no lago Paranoá, em Brasília, para uma casa de Eunício. Segundo ele, a água vem de um lago que existe dentro de seu terreno. “Se você quiser ir a Brasília, pode ir à minha casa verificar se tem isso”, respondeu Eunício.

Eliane foi questionada por Aílton sobre o apoio do PSB à “oligarquia Ferreira Gomes”. 

Segundo ela, o convite de filiação a Cid e seu grupo partiu da direção nacional. “Discutimos um pacto de convencia conosco, que eles (Gomes) não respeitaram”.

Bastidores


1. Candidatos

Também estavam presentes no O POVO a vice de Camilo, Izolda Cela, e o candidato ao Senado, Mauro Filho; o vice de Eliane, Leonardo Bayma, e a candidata ao Senado na chapa com Aílton Lopes, Raquel Dias.

2. Febre


O candidato Eunício Oliveira, questionado sobre dificuldades com a voz, afirmou que, antes de vir ao debate, teve de tomar medicação para combater uma febre e ter condições de comparecer ao compromisso.

3. Governador

Cid Gomes, no Facebook, elogiou o desempenho de Camilo no debate. Ele respondeu provocação de eleitor que disse que Cid elogiava Camilo porque o tinha indicado. Cid rebateu dizendo que o escolheu após análise de adversários.

4. Acompanhantes

O presidente do PSB, Sérgio Novais, em sala com outros acompanhantes dos candidatos, alfinetava o PT durante questionamentos de Eliane Novais sobre Marina Silva. A assessoria de Camilo respondia fazendo “shiiiii”.

5. Corredores

Ao final do debate, nos corredores do O POVO, Eunício falou com Eliane sobre o questionamento relacionado a uso de água de lago em Brasília. Segundo Eliane, Eunício disse à candidata que ela havia caído em discurso de Cid Gomes.

6. Redes sociais


O debate realizado pela TV O POVO repercutiu nas redes sociais com elogios e críticas ao desempenho dos candidatos. Os internautas destacaram principalmente a atuação de Eunício Oliveira e Aílton Lopes. O formato do debate também foi elogiado.

Fala, internauta

Leonardo Carneiro


#AiltonLopes50 foi, claramente, o grande diferencial no debate. Bem embasado, objetivo e ousado.
Contra velha política!



Ataíde de Oliveira

Vou de Camilo, porque Cid foi o melhor governador do Ceará para nós que moramos no Interior.


Luan Phelipe

#eleicoesOPOVO @Eunicio aborda muito bem os temas debatidos, deixando bem claro quem está mais preparado para governar o Ceará!


Fernando Elpídio

Concordo com @ElianeNovais Essa postura de agredir #MarinaSilva é baixaria.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee