Pages

domingo, 10 de agosto de 2014

APÓS MANIFESTOS,JOVENS PERDEM O INTERESSE NO VOTO

Por ipuemfoco   Postado  domingo, agosto 10, 2014   Sem Comentários

A taxa de jovens entre 16 e 18 anos que se alistaram para votar nas eleições deste ano sofreu uma queda considerável em relação aos três últimos pleitos presidenciais. 

O cruzamento de dados do crescimento populacional e do registro de eleitores da Justiça Eleitoral mostra que apenas 26% dos adolescentes habilitados ao voto opcional se alistaram, cerca de 760 mil,jovens. 

Nas eleições de 2002, 2006 e 2010 esse índice oscilou entre 36% e 37%. Nas três últimas eleições municipais os índices de alistamento ficaram em torno de 43%.

O fenômeno ocorreu justamente após as manifestações populares de meados do ano passado e evidenciou a desilusão da juventude com a política e os políticos. 

O próprio Movimento do Passe Livre, articulador dos protestos, tem feito um trabalho em escolas públicas conscientizando o jovem de que as mudanças não se fazem em um dia ou a cada dois ou quatro anos, mas devem estar inseridas num processo constante.

Outro indicador da descrença dos jovens com o modelo político é pesquisa Ibope que indica que 17% dos jovens entre 18 e 24 anos pretendem anular o voto ou votar em branco. 

Em 2010 esse índice era de 10%. Também em 2010 cerca de 440 mil adolescentes com titulo de eleitor não compareceram às urnas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee