Pages

terça-feira, 5 de agosto de 2014

ADUTORA DE MONTAGEM RÁPIDA;CRATÉUS E NOVA RUSSAS RECEBERÃO ÁGUA DO ARARAS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, agosto 05, 2014   Sem Comentários


Nove adutoras de montagem rápida (AMR) estão sendo construídas e deverão estar prontas até dezembro. Os municípios contemplados serão Canindé/Caridade, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Quiterianópolis, Potiretama, Maranguape e Crateús.

Para socorrer a bacia do Sertão de Crateús, uma tubulação de 150 km (de aço e com diâmetros inicial de 500mm e final de 400 mm) deverá levar água do açude Araras, na cidade de Varjota, para as cidades de Crateús e Nova Russas, além das comunidades que ficam ao longo do seu trajeto.

O diretor de operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Ricardo Adeodato, afirmou que o açude possui 151 milhões de m³ de água, quando sua capacidade é de 900 milhões de m³. O reservatório abastece, hoje, o consumo humano do Vale do Acaraú e dois perímetros irrigados.

“Fizemos a simulação desse açude, com todas as demandas dele. Identificamos que haveria água para o consumo humano com segurança hídrica até 2015. Se não houve recarga, poderá ser feita alguma restrição aos distritos de irrigação. Mas isso só em 2015, porque para 2014 já conversamos e todas as necessidades foram negociadas”, explicou.

De acordo com a Cogerh, o açude que abastecia Crateús era o Carnaubal, que hoje está com 1,20% de sua capacidade. A obra das adutoras custará cerca de R$ 82 milhões e terá duração de 180 dias. As nove adutoras estão sendo construídas com recursos do Ministério da Integração.
Sara Oliveira/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee