Pages

segunda-feira, 21 de julho de 2014

GOVERNO DO ESTADO;TENSÃO ELEITORAL NA VÉSPERA DA PESQUISA IBOPE

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, julho 21, 2014   Sem Comentários

O instituto Ibope já registrou junto ao Tribunal Superior Eleitoral, conforme prevê a legislação em vigor, a realização de um nova pesquisa.
A sondagem diz respeito a intenção de voto para os candidatos que disputam o governo do Ceará, o Senado federal e a Presidência da República nas eleições de 2014.

Esta é a primeira pesquisa promovida após a oficialização das candidaturas para a eleição deste ano.

Ibope/Verdes Mares
O Ibope foi contratado pela TV Verdes Mares. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral, com o número 00010/2014, no último dia 17 de julho e tem autorização para ter o resultado divulgado a partir do dia 22 de julho. 

Os pesquisadores vão ouvir 1204 eleitores. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Intenção de voto
O questionário tem 15 perguntas. A pesquisa levanta a opinião dos eleitores sobre a intenção de voto tanto para a pesquisa espontânea, quanto para a estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos que disputam o governo do Estado, o Senado Federal e a Presidência da República) e sobre a rejeição dos candidatos que disputam a eleição.

Perguntas
O questionário começa indagando aos eleitores sobre o interesse pelas eleições que serão realizadas em outubro. O Ibope ainda levanta a opinião dos entrevistados sobre qual a área em que a população vem enfrentando os maiores problemas no Ceará.

Avaliação
A pesquisa Ibope também pede a opinião dos eleitores sobre a atuação do governador Cid Gomes (Pros) e da presidente Dilma Rousseff (PT).

Mudança
Na pesquisa Ibope, o eleitor ainda é questionado sobre o desejo de mudança quando o instituto indaga “pensando no próximo governador do Ceará, o senhor gostaria que fosse eleito um candidato que: 1) Mudasse totalmente a atual administração; 2) mantivesse alguns programas, mas mudasse muita coisa; 3) Fizesse poucas mudanças e desse continuidade para muita coisa; ou 4) Desse total continuidade à administração atual?

Metodologia de pesquisa
Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo. A área de abrangência da coleta é no estado do Ceará. 

A relação dos municípios selecionados para aplicação da amostra será apresentada até o 7º dia seguinte ao registro da pesquisa.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee