Pages

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O JOGO CASADO DE DILMA E LUXA E O EFEITO NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, junho 23, 2014   Sem Comentários

A presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Lula estão com candidatos diferentes em alguns dos principais estados em que a base aliada está rachada e a situação é mais complicada. O Rio de Janeiro é um deles. 

O Ceará é outro. Não, não há qualquer crise entre ambos. O jogo é combinado e ensaiado. No Rio de Janeiro, o antecessor da presidente é o fiador da candidatura do senador Lindbergh Farias (PT). A atual ocupante do Palácio do Planalto, porém, é simpática à reeleição do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), a quem tem feito elogios públicos em várias solenidades e tem dado apoio nos bastidores.

A situação é bastante enrolada, com outras duas candidaturas de governistas - o ex-ministro da Pesca Marcelo Crivella (PRB) e o deputado federal Anthony Garotinho (PR). Dilma faz afagos em Pezão para não piorar ainda mais a relação com o PMDB, onde já surgiu o movimento “Aezão” - que prega o voto em Aécio e Pezão.

Diante das delicadezas envolvidas, nem Dilma nem Lula foram ontem à convenção que homologou Lindbergh, ontem. Aliás, fato inusitado, nem o próprio candidato foi. Ele informou que haveria apenas um ato formal, deixando o evento político para a próxima semana, quando a chapa estiver fechada.

No Ceará, o engodo não está tão complicado, porque nem o Pros, do governador Cid Gomes, nem o PMDB, cujo candidato será o senador Eunício Oliveira, cogita deixar de apoiar Dilma. Porém, também há a divisão entre os dois principais nomes do petismo. Dilma, assim como o PT, estão com quem o governador indicar. Lula, porém, defende Eunício.

O resultado é que, como no Rio, nenhum dos dois deve se envolver na campanha no Ceará. Dilma não deve gravar para o candidato do Pros. E Lula, uma vez que o PT deve confirmar a aliança com o partido do governador, legalmente não poderá aparecer na propaganda peemedebista.

Apesar do que, conforme revelou na semana passada o repórter Carlos Mazza, Cid Gomes teme que uma gravação de Lula seja disseminada pela Internet e em carros de som, com potencial enorme para fazer estrago.

Apesar da simpatia de Dilma e do posicionamento do PT local, Lula defende Eunício devido ao peso estratégico do PMDB no plano nacional. Nesse particular, por melhor que seja a relação da presidente com o Palácio da Abolição, a relevância do pequeno e pouco influente Pros nem se compara.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee