Pages

quarta-feira, 4 de junho de 2014

CCJ DO SENADO APROVA PODER DE POLÍCIA PARA GUARDAS MUNICIPAIS

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, junho 04, 2014   Sem Comentários

              

Projeto regulamenta dispositivo da Constituição que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (4) projeto de lei que dá às guardas municipais poder de polícia. 

De autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), o projeto estabelece o estatuto geral das guardas municipais, regulamentando dispositivo da Constituição que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações.

Além de prevenir, inibir e coibir infrações contra esses bens e instalações, as guardas municipais deverão colaborar com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas e contribuir para a pacificação de conflitos. A partir de convênio com órgãos de trânsito, poderão ainda fiscalizar o trânsito e expedir multas.

Outra competência prevista no projeto é encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime. As guardas municipais poderão também auxiliar na segurança de grandes eventos e atuar na proteção de autoridades. Ações preventivas na segurança escolar também poderão ser exercidas por essa corporação.

O projeto, que segue para o plenário do Senado, prevê ainda a possibilidade de municípios limítrofes constituírem consórcio público para utilizar, reciprocamente, os serviços das guardas de maneira compartilhada. 

O projeto atribui aos integrantes das guardas porte de arma e o direito à estruturação em carreira única, com progressão funcional. Deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, mas sua estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica à das forças militares.Com Agência Senado

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee