Pages

segunda-feira, 7 de abril de 2014

PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS ENTRA COM LICENÇA DE 60 DIAS

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, abril 07, 2014   Sem Comentários

                                Dep. André Vargas
O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Andre Vargas (PT-PR), entrou nesta segunda-feira com pedido de licença por 60 dias, sem remuneração, para “tratar de interesses particulares”, de 7 de abril a 5 de junho.

O cargo de 1º vice-presidente da Câmara ficará vago nesse período e as tarefas que lhe cabem podem ser designadas a qualquer membro da Mesa Diretora. Para compor o quórum da Mesa, será chamado o primeiro suplente do colegiado, deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE).

Uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, publicada na semana passada, informa que Vargas usou um avião contratado pelo empresário Alberto Youssef para uma viagem a João Pessoa. 

Segundo o jornal, o empréstimo da aeronave foi discutido entre os dois por mensagem de texto no início de janeiro. O parlamentar explicou, por nota, que é amigo de Youssef e negou envolvimento com os negócios do doleiro.

Negou envolvimento

Em discurso em Plenário na quarta-feira (2), Vargas voltou a negar envolvimento com o doleiro Alberto Youssef. No entanto, reportagem da revista Veja desta semana divulgou mensagens interceptadas pela Polícia Federal em que Vargas teria prometido ajudar Youssef em contratos que o doleiro pretendia fechar com o governo federal na área da Saúde.

Youssef está preso desde o dia 17 pela Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal em seis estados e no Distrito Federal. Mais de 20 pessoas foram presas suspeitas de participar do esquema de lavagem de dinheiro que, segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), movimentou mais de R$ 10 bilhões. Um dos presos foi o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Nova representação

Hoje (7), o Psol entrou com uma nova representação, agora trazendo a transcrição das trocas de mensagens entre Vargas e Youssef. O documento foi enviado para análise jurídica. 

Se for acatado, será enviado ao corregedor da Câmara, que elabora um parecer sobre a possibilidade ou não de investigar o deputado.

Se a Mesa Diretora entender que o deputado deve ser processado, o caso vai para análise do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Depois de aberto o processo no Conselho, se for o caso, mesmo que Andre Vargas renuncie ao mandato, o processo terá continuidade.

Primeira representação

Na semana passada, o Psol havia entrado com a primeira representação contra o parlamentar. O caso será decidido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Ele poderá recomendar à Corregedoria Parlamentar da Casa a abertura de representação por quebra de decoro.

Na sexta-feira (4), a Secretaria-Geral da Mesa apresentou parecer propondo o arquivamento do pedido do Psol para investigar André Vargas. O pedido foi feito pelo líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), na quinta (3), em ofício endereçado a Alves.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee