Pages

segunda-feira, 7 de abril de 2014

ATENDIMENTO DOS POSTOS DE SAÚDE MELHORAM,MAS DEFICIÊNCIAS CONTINUAM

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, abril 07, 2014   Sem Comentários

                                  
Dos 92 postos de saúde de Fortaleza, 35 foram reformados, 28 estão passando por obras e há licitação para construção de mais 17. Melhorias estruturais que caminham junto a uma nova forma de gestão para a atenção básica. 

Embora os usuários relatem aspectos positivos como mais conforto e respeito no atendimento, há deficiências que persistem. Faltam medicamentos, celeridade, insumos, equipamentos, recurso. A lacuna conta ainda com a necessidade de mais pelo menos 600 médicos.

Os 200 profissionais que chegaram aos postos de Fortaleza através do Mais Médicos e do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) aumentaram a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em apenas 1% (de 50% para 51%). 

Hoje, o total é de 372 médicos, cada um responsável por atender cerca de 3.500 pessoas, alcançando apenas metade da população da cidade. A meta atual da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é de que a cobertura chegue a 65%. Entretanto, não há previsão de data para realização de concurso público para provimento de vagas.

O POVO visitou seis postos de saúde (em cada uma das Secretarias Executivas Regionais), três desses já reformados. De acordo com os usuários, há mais conforto, atenção e respeito; mas também uma longa espera para realização de consultas e exames especializados, além da falta de alguns medicamentos. 

Já não é preciso madrugar para buscar atendimento, mas a distribuição das conhecidas “fichas” ainda existe no início do dia, mesmo com o rodízio entre consultas agendadas e provenientes de demanda espontânea (para eventos agudos e condições crônicas).

Reformas

O custo das construções, ampliações e reformas dos postos de saúde na Capital é de R$ 22.653.319,25, divididos entre Prefeitura e Governo Federal. Dos 28 equipamentos que passam por intervenções, 24 tiveram seus serviços transferidos para outros espaços. 

De acordo com a SMS, após as ações, o número de consultórios odontológicos passou de 180 para 202 e a aplicação de ponto eletrônico para controlar entrada e saída de médicos já é realidade em 62 postos.

Melhorias e deficiências

Ações de melhoria nos postos de saúde, segundo a Prefeitura:

- Reforma e ampliação estrutural


- Mais conforto e organização nos atendimentos

- Sistema de prontuário eletrônico


- Atendimento de demanda agendada e espontânea


- Entrega em domicílio de medicamentos em falta


- Ponto eletrônico para controlar frequência de médicos

- Vigilância e limpeza especializadas

Usuários ainda reclamam:

- Maior quantidade de médicos e profissionais de saúde


- Mais rapidez para marcação de consultas e exames

- Melhoria estrutural em todos os postos


- Mais disponibilidade de medicamentos

- Equipamentos mais modernos e em bom estado

Equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF): 1 médico, 1 técnico de enfermagem, 1 dentista, 1 enfermeiro, 1 auxiliar de saúde bucal e 6 agentes comunitários de saúde

No dia 13 de abril haverá seleção pública de profissionais de saúde em Fortaleza (não inclui médicos).

Cada médico da ESF tem carga horária de 40 horas, sendo 32 para atividades assistenciais e 8 para atividades de educação permanente.

O novo sistema de gestão será aplicado em 62 postos de saúde. Algumas das ações: atendimento com prontuário eletrônico; funcionamento de 7h às 17 horas; novo sistema de coleta de exames; segurança 24 horas; câmeras de monitoramento; e atendimento de demanda espontânea.

Caso o paciente não receba a medicação no dia da visita ao posto, o remédio deverá ser entregue em sua casa no prazo de 72 horas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee