Pages

sábado, 8 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Por ipuemfoco   Postado  sábado, março 08, 2014   Sem Comentários

                                    

O Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, é uma data cada vez mais importante à medida que o gênero feminino amplia seus espaços.
 
Embora tenha muito caminho pela frente para colocar a mulher no patamar ideal, o Brasil vem melhorando o seu perfil nesse segmento.

Para isso, sem dúvida, contribuiu a Constituição de 1988, a mais avançada do País, em termos de conquistas sociais e aprimoramento cultural, para não falar na reconquista dos direitos políticos. 

Há meio século, as mulheres casadas eram consideradas “relativamente incapazes” para os atos da vida civil. Na verdade, a cultura sexista e patriarcal esteve legalmente em vigor até 2002 quando o Código Civil de 1916 deixou de viger.

A mudança cultural em relação ao gênero feminino ganhou impulso a partir dos movimentos emancipacionistas feministas retomados nos meados da década de 60. Foi quando se condensaram, em espaço curto de tempo, conquistas civilizatórias paradigmáticas. 

De lá para cá, esse processo não mais parou e hoje a mulher está presente em todos os espaços da sociedade brasileira. E tem até preponderância em muitas áreas antes dominadas pelo sexo masculino.

Mas é verdade que restam ainda enormes disparates e injustiças a serem corrigidas. Basta lembrar que em se tratando de mercado de trabalho as mulheres brasileiras ainda ganham – em certos ramos - cerca de 30% a menos do que os homens, mesmo exercendo as mesmas profissões e estando providas dos mesmos níveis educacionais.

De outra parte, persistem as práticas brutais de violência contra a mulher por parte de pais, maridos, amantes, namorados, irmãos e todos que lançam mão do machismo como um salvo-conduto de superioridade de gênero. 

Legislações como a Lei Maria da Penha conseguem impor-se com muitas dificuldades, exigindo das mulheres uma mobilização constante para que não sejam relativizadas ou afrouxadas.

Para que esse avanço não sofra solução de continuidade é preciso que as mulheres cada vez mais sejam partícipes do processo decisório. Isso exige, mais do que nunca, um esforço redobrado para ocupar os espaços da representação política. 

Esse é um dos desafios instigantes que a mulher brasileira tem pela frente, neste importante momento histórico. Que estejam atentas a isso, pois o Brasil precisa delas para avançar.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee