Pages

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ELEIÇÕES 2014; A FORÇA DOS VICES

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, fevereiro 03, 2014   Sem Comentários

                   chamada.jpg

A nove meses das eleições, os três principais candidatos a presidente praticamente definiram seus vices. Saiba por que eles têm pressa

Ainda faltam nove meses para a eleição presidencial, mas a gestação para a escolha dos candidatos a vice já está em fase final. Ao contrário do que se costuma observar na maioria das disputas eleitorais, quando as definições das candidaturas se dão no limite estabelecido pela legislação. 

Este ano a presidenta Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tentam apressar a escolha dos vices. Na semana passada, os três praticamente definiram a questão. Por razões diferentes, eles têm pressa.

O tucano Aécio Neves assimilou como poucos as últimas derrotas do PSDB e tem dito aos auxiliares mais próximos estar convencido de que só terá chance de vitória se chegar em abril com o partido absolutamente unido. Uma tarefa que nem José Serra e Geraldo Alckmin conseguiram realizar nas disputas de 2002, 2006 e 2010. 


Visando não repetir os erros do passado, Aécio e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vêm conduzindo as negociações para a formação de uma chapa puro-sangue. “Só assim poderemos pacificar o partido”, disse FHC a um dirigente nacional do PSDB. 

E a definição da chapa foi praticamente sacramentada durante um almoço em um restaurante francês de São Paulo, na quarta-feira 29. Além de FHC e de Aécio, estavam presentes o ex-senador Tasso Jereissati (CE) e o vereador tucano Andrea Matarazzo.

No encontro, Tasso foi convencido a concorrer ao Senado pelo Ceará. A candidatura abrirá um palanque para Aécio no Estado. O mais importante, no entanto, foi a discussão a respeito do vice de Aécio. Está praticamente sacramentado que a vaga será ocupada pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), senador mais votado da história, com 11 milhões de votos.

Além de unificar o partido, a escolha de Aloysio contempla na chapa os dois maiores colégios eleitorais do País, Minas Gerais e São Paulo. A oficialização só não ocorreu porque um dos avalistas do acordo, José Serra, foi submetido na última semana a uma cirurgia. Mas um de seus mais fiéis aliados, Andrea Matarazzo, o representou no encontro, e o anúncio deve ocorrer nos próximos dias.


Já a escolha do vice de Dilma foi pautada pelo tempo que ela terá a mais no horário eleitoral gratuito a partir da aliança com o PMDB, de Michel Temer. Não por acaso, na última semana, a presidenta foi aconselhada por aliados a assegurar o sexto ministério para o partido na reforma ministerial. 

Hoje, o PMDB comanda as pastas de Previdência, Agricultura, Turismo, Minas e Energia e Aviação Civil. Dilma tem três destinos possíveis para os aliados: além do Desenvolvimento, o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Portos. Prevalecendo a ideia de dar o sexto ministério ao PMDB, a sigla poderia ser alojada tanto na primeira quanto na segunda pasta. Com isso, Portos acomodaria o PTB, cujo indicado é Benito Gama.

02.jpg

As escolhas de PSDB, PT e PSB para a vaga de vice, no entanto, não estão imunes a problemas. A aliança do PSB com Marina gera atritos em pelo menos dez Estados do País, onde a Rede e os socialistas não se entendem. 

O PMDB e o PT também precisam equacionar questões regionais e contam com a habilidade política de Michel Temer para resolvê-las. Já a articulação tucana ainda enfrenta os protestos silenciosos do DEM, que amarga o isolamento após uma longa e sólida parceria. “A decisão de aliar-se é prerrogativa do candidato a presidente.

 Ele deve saber como agir para agregar o apoio dos aliados”, afirma o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN). Ele diz que seu partido priorizou as candidaturas de deputados e senadores e, até março, avaliará se lança ou não candidato próprio. Esse caminho, porém, é improvável.EPITACIO PESSOA-ESTADÃO/ISTOÉ

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee