Pages

sábado, 8 de fevereiro de 2014

ATENÇÃO IPU; SARAMPO CHEGA AO INTERIOR

Por ipuemfoco   Postado  sábado, fevereiro 08, 2014   Sem Comentários

                                      Image-0-Artigo-1541383-1
Subiu para 62 o número de casos confirmados de sarampo no Ceará, segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), na noite de ontem, por meio do boletim epidemiológico da doença. 

O novo número traz um aumento de 463,6 % se comparado ao ultimo levantamento divulgado pelo órgão, na semana passada, quando eram 11 casos confirmados. Ainda de acordo com o último boletim, chegou a 265 o número de casos notificados entre 25 de dezembro até ontem.

Destes, 56, ou sejam 21%, foram descartados e 147, o equivalente a 56%, estão sob investigação laboratorial. A maioria dos casos confirmados ocorreu em Fortaleza (55). Uruburetama teve três casos e os municípios de Caucaia, Itaitinga, Jaguaribe e Maranguape confirmaram um caso cada. 

O Boletim informa, ainda, que entre as confirmações, 50% (31) foram em crianças menores de um ano de idade e 69% dos casos (48) foram no sexo masculino.

Apesar do surto de sarampo, o médico infectologista Anastácio Queiroz, professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), evita falar em uma epidemia, uma vez que, segundo observa, se verificado a época do ressurgimento da doença (um pouco mais de um mês) com o atual número de casos, pode ser indicado como uma situação que está sendo bem trabalhada. "É uma doença com capacidade de transmissão muito grande", explica.

O infectologista ressalta a importância da população se vacinar e evitar contato com pessoas que estão sob suspeita. "Em uma tosse, as gotículas atingem todas as pessoas naquele ambiente. Toda pessoa com quadro infeccioso, febril, com tosse e olhos avermelhados deve procurar um posto de saúde", diz.

Vacinação

De acordo com a Sesa, até o fim desta sexta-feira (8), sete municípios já haviam superado a meta de vacinação da campanha, que é de 95%. A média atual de cobertura vacinal dos 17 municípios participantes da campanha é de 61,08%.

Em Fortaleza, 106 pontos de vacinação serão abertos hoje e um em cada Secretaria Executiva Regional funcionará amanhã, visando bater a meta da campanha. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 85.586 crianças foram vacinadas até quinta-feira na Capital, 53% de cobertura.

A campanha acaba neste domingo (9), e a SMS avaliará a necessidade de prorrogação após os resultados de hoje, segundo informou a assessora técnica de imunização da Secretaria, Renata Dias.dn

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee